Segunda-feira, 13 de junho de 2011 - 14h02
Quase meio milhão de moradores de Rondônia terá acesso a consultas e exames especializados. O serviço de saúde será prestado em parceria entre clínicas particulares e as prefeituras, através do Consórcio Intermunicipal (CIMCERO). Além de oportunizar o atendimento na rede privada, a entidade também oferecerá diversos procedimentos médicos na sede, que foi inaugurada nesta segunda-feira (13/06), em Ji-Paraná. Segundo o presidente da entidade, prefeito Charles Pinheiro, inicialmente 450 mil pessoas de 18 municípios serão beneficiadas.
Para trabalhar especificamente o setor de saúde, o CIMCERO criou consórcio CIS/Saúde, que também foi lançado oficialmente nesta segunda. Na solenidade, que aconteceu no hotel Maximus, em Ji-Paraná, o gestor foi enaltecido pela iniciativa por autoridades presentes. No evento, o governador Confúcio Moura enfatizou que a união dos municípios em consórcio para oferecer atendimento de saúde representa avanço e é uma tendência comprovada no Estado de Minas Gerais.
Para o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, a atuação do consórcio deve amenizar as dificuldades que os municípios abrangidos têm em oferecer saúde pública. O municipalista lembrou que o setor é o que onera maior gasto, principalmente porque, as prefeituras têm percentual obrigatório de investimento. Laerte também parabenizou Charles pelo trabalho, destacando que não tem dúvidas de que a parceria entre o público e privado beneficiará pessoas de baixa renda.
Na oportunidade, Laerte aproveitou para solicitar do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que estava presente, empenho na regulamentação da Emenda Constitucional 29 no Congresso. O projeto obriga que a União e Estados também fixem percentuais de investimentos em saúde. O presidente da AROM também comentou a necessidade da derrubada do veto presidencial ao projeto aprovado pelos deputados e senadores, que prevê a distribuição igualitária dos Royalties do Pré-Sal ao todos os municípios do País.
O presidente do CIMCERO, prefeito Charles anunciou que a entidade está aberta a parcerias com o governo de Rondônia e que pretende expandir o projeto em microrregiões. O prefeito salientou que o modelo do serviço é o mesmo de Minas Gerais e que, por tanto, trará bons resultados. Ele explicou que, um dos primeiros efeitos positivos será o desafogamento dos hospitais de Porto Velho. Charles informou que objetiva disseminar a ideia através de audiências públicas em parceria com a AROM.
PROCEDIMENTOS
Para ter acesso aos procedimentos médicos oferecidos pelo CIS/Saúde, basta que o paciente procure qualquer unidade hospitalar do município associado. A solicitação é realizada via internet, através do sistema regulador, que será gerenciado pelo Centro de Diagnóstico Nathalia Salomão Gurgacz. Na mesma hora, o atendimento é agendado em alguma das clínicas conveniadas. Os atendimentos também são registrados no sistema do Ministério da Saúde. fazem parte do programa: Ji-Paraná, Ouro Preto, Presidente Médici, Vale do Anari, Alvorada, Jorge Teixeira, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Mirante da Serra e Jaru.
Fonte: Arom
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026
A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)