Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

AROM destaca importância das oficinas técnicas do TCE-RO pelo interior do estado



Os prefeitos dos pólos onde já estão sendo realizadas as oficinas de trabalho saíram satisfeitos e tecendo elogios ao presidente do Tribunal de Contas de Estado, pela postura visionária e preventiva com as prefeituras. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios, prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, durante inauguração da Secretaria Regional do TCE em Vilhena, nesta quinta (27). Ele está acompanhado os trabalhos do Tribunal pelo interior.

Laerte falou da importância da capacitação dos servidores, agentes públicos e prefeitos de todo o estado de Rondônia. “Essa ação do TCE é fundamental porque promove uma reciclagem nas administrações municipais. O municipalismo de Rondônia se fortalece cada vez mais, com eventos dessa natureza, onde todos os conselheiros se deslocam da capital para capacitar os servidores”, disse o prefeito, lembrando que todos os cursos são oferecidos sem ônus para as os municípios.

O presidente da AROM enalteceu o trabalho do presidente do TCE, José Gomes de Mello. Para Laerte, a forma em que o conselheiro pauta os trabalhos de interiorização das ações da Corte é uma atitude de coragem e merece o devido reconhecimento. “Temos relatos de prefeitos que, no passado, tinham medo de entrar no Tribunal, mas hoje a situação melhorou e os gestores já podem contar com a presença dos conselheiros em seus municípios”.

Interiorização

Tanto os prefeitos, quanto o Tribunal de Contas sabem que o segredo da boa gestão é ter excelência no quadro técnico de pessoal da administração. Pensando nisso, a AROM solicitou junto ao TCE cursos que viessem corrigir erros administrativos, para melhor gerir os recursos públicos e impedir conflitos dos prefeitos com a Lei. “Atendendo nosso pleito, o Tribunal realiza em cinco municípios pólo, o VII Encontro Municipal de Atualização Administrativa para todos os municípios de Rondônia”, resumiu Laerte Gomes.

Ainda falando do processo de regionalização do Tribunal de Contas, o presidente da AROM declarou que a inauguração da Secretaria Regional do TCE em Vilhena é um divisor de águas. Na avaliação do prefeito, a data de hoje marca uma nova forma de atuação do Tribunal de Contas com os municípios, por haver uma importante e produtiva proximidade, onde a principal beneficiária é a sociedade, que espera das prefeituras uma melhor utilização das verbas públicas.

Fonte: Willian Luiz

 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co