Domingo, 28 de agosto de 2011 - 09h20
Motivada por denúncia feita pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Sendo (CRA) ouviu produtores sobre possível monopólio do preço do leite. Na última sexta-feira (26/08), foram realizadas quatro audiências públicas, organizadas pelo presidente da AROM, prefeito Laerte Gomes, em Alvorada do Oeste, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e Nova Brasilândia do Oeste. Participaram o presidente da CRA, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), dirigentes da Seagri, Fetagro, Sescoop/RO, Emater, Embrapa, sindicatos e associações rurais.
Nas audiências, que foram registradas como reuniões oficiais do Senado em Rondônia, Laerte Gomes ratificou à Comissão a desvalorização do leite por parte das empresas que absorvem a produção em todo o estado. O prefeito informou ainda que laticínios vêm impondo preços irrisórios, defasados e de forma cartelizada. Laerte enfatizou a necessidade de medidas enérgicas por parte das autoridades no sentido de quebrar o monopólio no setor. “O preço diferenciado vem massacrando o homem do campo. Nós, prefeitos, queremos uma saída imediata para esse desrespeito”, disse.
Para o presidente da AROM, o setor carece de uma política emergente de valorização para não desmotivar a produção. É que, o seguimento representa grande parte da economia dos municípios com 95% impulsionada pela Agricultura Familiar e, no entanto, conforme lembrou Laerte, o custo para produzir o leite se eleva enquanto que a indústria de lacte pratica preços que variam de R$ 50, a R$ 73,00. “O Estado de Rondônia produz 02 milhões de litros de leite por dia e já se postula como o sétimo no ranking de produção. Por isso cobramos solução para oferecer mais incentivo aos nossos produtores”, frisou.
As denúncias dos produtores e da AROM, juntamente como os dados colhidos pela CRA nas audiências serão levadas a conhecimento de demais senadores e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. De acordo com o presidente da Comissão, senador Acir Gurgacz, o assunto também será abordado com a presidenta da República, Dilma Rousseff, durante reunião na próxima semana. Foi o que garantiu aos prefeitos Laerte Gomes, de Alvorada D'Oeste, Ângelo Fenali, de São Miguel, Celso Luiz de Seringueiras e Silas Borges, de Nova Brasilândia.
Fonte: Willian Luiz
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo
A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades
Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)