Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

AROM debate denúncias de monopólio do preço do leite



Motivada por denúncia feita pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Sendo (CRA) ouviu produtores sobre possível monopólio do preço do leite. Na última sexta-feira (26/08), foram realizadas quatro audiências públicas, organizadas pelo presidente da AROM, prefeito Laerte Gomes, em Alvorada do Oeste, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e Nova Brasilândia do Oeste. Participaram o presidente da CRA, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), dirigentes da Seagri, Fetagro, Sescoop/RO, Emater, Embrapa, sindicatos e associações rurais.

Nas audiências, que foram registradas como reuniões oficiais do Senado em Rondônia, Laerte Gomes ratificou à Comissão a desvalorização do leite por parte das empresas que absorvem a produção em todo o estado. O prefeito informou ainda que laticínios vêm impondo preços irrisórios, defasados e de forma cartelizada. Laerte enfatizou a necessidade de medidas enérgicas por parte das autoridades no sentido de quebrar o monopólio no setor. “O preço diferenciado vem massacrando o homem do campo. Nós, prefeitos, queremos uma saída imediata para esse desrespeito”, disse.

Para o presidente da AROM, o setor carece de uma política emergente de valorização para não desmotivar a produção. É que, o seguimento representa grande parte da economia dos municípios com 95% impulsionada pela Agricultura Familiar e, no entanto, conforme lembrou Laerte, o custo para produzir o leite se eleva enquanto que a indústria de lacte pratica preços que variam de R$ 50, a R$ 73,00. “O Estado de Rondônia produz 02 milhões de litros de leite por dia e já se postula como o sétimo no ranking de produção. Por isso cobramos solução para oferecer mais incentivo aos nossos produtores”, frisou.

As denúncias dos produtores e da AROM, juntamente como os dados colhidos pela CRA nas audiências serão levadas a conhecimento de demais senadores e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. De acordo com o presidente da Comissão, senador Acir Gurgacz, o assunto também será abordado com a presidenta da República, Dilma Rousseff, durante reunião na próxima semana. Foi o que garantiu aos prefeitos Laerte Gomes, de Alvorada D'Oeste, Ângelo Fenali, de São Miguel, Celso Luiz de Seringueiras e Silas Borges, de Nova Brasilândia.

Fonte: Willian Luiz
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç