Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes:Valter Araújo apóia municipalização saneamento



Em visita a Ariquemes, na manhã desta sexta-feira (25), o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo, disse que a municipalização dos serviços de saneamento básico em Ariquemes, terá todo apoio da Assembléia Legislativa e especialmente dele enquanto presidente. Valter esteve no gabinete do prefeito Márcio Raposo na companhia de uma comitiva de outros 10 Ariquemes:Valter Araújo apóia municipalização saneamento - Gente de Opiniãodeputados estaduais, e vereadores de Ariquemes.

Ao ser informado oficialmente pelo prefeito da aprovação da Saneari, Valter disse que “tem todo o meu apoio”. O presidente da Ale lembrou ainda que o serviço de saneamento em cada cidade rondoniense já deveria ser municipalizado quando da criação do Estado. Documentos da época da emancipação já garantiam aos municípios a gestão deste serviço. Porém, disse Araújo, o Estado, na ocasião acabou tomando conta “e ficou tudo por isso mesmo”. Durante encontro, no gabinete, o prefeito Márcio argumentou que a Caerd até presta um bom trabalho de saneamento, mas, o lucro do serviço prestado não fica na cidade, “vai tudo para fora”. Isso, na avaliação do prefeito, não interessa ao município.

O Projeto de Lei, que cria a Autarquia Saneamentos de Ariquemes – Saneari – foi aprovado no último dia 16 de fevereiro em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Ariquemes e está em fase de implantação. Depois que começar a funcionar, a Saneari será responsável pelo gerenciamento, administração e realização dos trabalhos de saneamento básico, tratamento de esgoto e abastecimento de água para todos os Bairros da cidade. O projeto foi aprovado por nove votos favoráveis. Somente um contrário.

A autarquia municipal vai administrar recursos vindos do Governo Federal, especialmente verbas do PAC. O líder do governo na Câmara Clovis José (PMDB), durante discurso, no dia da votação, disse que a mão de obra de profissionais da Caerd não vai deixar de ser contemplada pela Saneari, “desde que a Caerd participe do processo de licitação, na disputa com outras empresas do ramo”.

Fonte: Valdir Alves

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)