Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes:Valter Araújo apóia municipalização saneamento



Em visita a Ariquemes, na manhã desta sexta-feira (25), o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo, disse que a municipalização dos serviços de saneamento básico em Ariquemes, terá todo apoio da Assembléia Legislativa e especialmente dele enquanto presidente. Valter esteve no gabinete do prefeito Márcio Raposo na companhia de uma comitiva de outros 10 Ariquemes:Valter Araújo apóia municipalização saneamento - Gente de Opiniãodeputados estaduais, e vereadores de Ariquemes.

Ao ser informado oficialmente pelo prefeito da aprovação da Saneari, Valter disse que “tem todo o meu apoio”. O presidente da Ale lembrou ainda que o serviço de saneamento em cada cidade rondoniense já deveria ser municipalizado quando da criação do Estado. Documentos da época da emancipação já garantiam aos municípios a gestão deste serviço. Porém, disse Araújo, o Estado, na ocasião acabou tomando conta “e ficou tudo por isso mesmo”. Durante encontro, no gabinete, o prefeito Márcio argumentou que a Caerd até presta um bom trabalho de saneamento, mas, o lucro do serviço prestado não fica na cidade, “vai tudo para fora”. Isso, na avaliação do prefeito, não interessa ao município.

O Projeto de Lei, que cria a Autarquia Saneamentos de Ariquemes – Saneari – foi aprovado no último dia 16 de fevereiro em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Ariquemes e está em fase de implantação. Depois que começar a funcionar, a Saneari será responsável pelo gerenciamento, administração e realização dos trabalhos de saneamento básico, tratamento de esgoto e abastecimento de água para todos os Bairros da cidade. O projeto foi aprovado por nove votos favoráveis. Somente um contrário.

A autarquia municipal vai administrar recursos vindos do Governo Federal, especialmente verbas do PAC. O líder do governo na Câmara Clovis José (PMDB), durante discurso, no dia da votação, disse que a mão de obra de profissionais da Caerd não vai deixar de ser contemplada pela Saneari, “desde que a Caerd participe do processo de licitação, na disputa com outras empresas do ramo”.

Fonte: Valdir Alves

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)