Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes:Tratamento da Hanseníase será intensificado


Esta semana o município recebeu a visita da equipe técnica do Programa Nacional de Controle de Hanseníase (PNCH), do Ministério da Saúde.

A equipe se reuniu pela manhã com os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 02. A Unidade é referência na Região Vale do Jamari, pois disponibiliza atendimentos especializados para doenças consideradas tropicais como a Tuberculose e a Hanseníase.

A assessora do Ministério da Saúde, a médica dermatologista, Maria Kátia Gomes, elogiou a Unidade. “Pude ver que o Posto tem profissionais qualificados e dedicados, e uma ótima estrutura”.

A enfermeira coordenadora municipal, Sônia Carvalho de Santana, explica a razão desta sobrecarga. “A Unidade do Setor 02 é a única da região que oferece esse tipo de tratamento, atendendo muitos pacientes que não são de Ariquemes, o que aumenta a demanda”.

No período da tarde, a médica Maria Kátia, ministrou uma palestra com o tema “Atuação do Profissional no Controle da Hanseníase”. Participaram do evento profissionais da saúde, da rede municipal e particular de Ariquemes e das nove cidades que pertencem à regional. O encontro foi no Auditório do Ministério Público.

Além de debater as formas de como reconhecer e tratar a Hanseníase, a palestrante apresentou a ação da Estratégia da Saúde da Família. “A ideia desta ação é a descentralização das Unidades Especializadas, para isso é fundamental fortalecer as estratégias de saúde” afirma Maria Kátia.

Para o enfermeiro Renan Pereira, a palestra foi produtiva. “Maria Kátia é dinâmica e esclareceu a importância da descentralização, pois depois de diagnosticada, a doença pode ser tratada e curada em qualquer Unidade Básica”.

A hanseníase está inserida entre as prioridades do Pacto pela Vida, a assistência integral ao paciente requer organização da equipe das Unidades. Os agentes comunitários de saúde, parte essencial na estratégia de saúde da família, vão até a casa do paciente, levam mais informação sobre o diagnóstico precoce, atuam no tratamento e enfatizando a importância do auto cuidado. A ideia é que o paciente seja tratado o mais próximo de sua residência.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios

O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)