Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes:Tratamento da Hanseníase será intensificado


Esta semana o município recebeu a visita da equipe técnica do Programa Nacional de Controle de Hanseníase (PNCH), do Ministério da Saúde.

A equipe se reuniu pela manhã com os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 02. A Unidade é referência na Região Vale do Jamari, pois disponibiliza atendimentos especializados para doenças consideradas tropicais como a Tuberculose e a Hanseníase.

A assessora do Ministério da Saúde, a médica dermatologista, Maria Kátia Gomes, elogiou a Unidade. “Pude ver que o Posto tem profissionais qualificados e dedicados, e uma ótima estrutura”.

A enfermeira coordenadora municipal, Sônia Carvalho de Santana, explica a razão desta sobrecarga. “A Unidade do Setor 02 é a única da região que oferece esse tipo de tratamento, atendendo muitos pacientes que não são de Ariquemes, o que aumenta a demanda”.

No período da tarde, a médica Maria Kátia, ministrou uma palestra com o tema “Atuação do Profissional no Controle da Hanseníase”. Participaram do evento profissionais da saúde, da rede municipal e particular de Ariquemes e das nove cidades que pertencem à regional. O encontro foi no Auditório do Ministério Público.

Além de debater as formas de como reconhecer e tratar a Hanseníase, a palestrante apresentou a ação da Estratégia da Saúde da Família. “A ideia desta ação é a descentralização das Unidades Especializadas, para isso é fundamental fortalecer as estratégias de saúde” afirma Maria Kátia.

Para o enfermeiro Renan Pereira, a palestra foi produtiva. “Maria Kátia é dinâmica e esclareceu a importância da descentralização, pois depois de diagnosticada, a doença pode ser tratada e curada em qualquer Unidade Básica”.

A hanseníase está inserida entre as prioridades do Pacto pela Vida, a assistência integral ao paciente requer organização da equipe das Unidades. Os agentes comunitários de saúde, parte essencial na estratégia de saúde da família, vão até a casa do paciente, levam mais informação sobre o diagnóstico precoce, atuam no tratamento e enfatizando a importância do auto cuidado. A ideia é que o paciente seja tratado o mais próximo de sua residência.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)