Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes:Tratamento da Hanseníase será intensificado


Esta semana o município recebeu a visita da equipe técnica do Programa Nacional de Controle de Hanseníase (PNCH), do Ministério da Saúde.

A equipe se reuniu pela manhã com os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 02. A Unidade é referência na Região Vale do Jamari, pois disponibiliza atendimentos especializados para doenças consideradas tropicais como a Tuberculose e a Hanseníase.

A assessora do Ministério da Saúde, a médica dermatologista, Maria Kátia Gomes, elogiou a Unidade. “Pude ver que o Posto tem profissionais qualificados e dedicados, e uma ótima estrutura”.

A enfermeira coordenadora municipal, Sônia Carvalho de Santana, explica a razão desta sobrecarga. “A Unidade do Setor 02 é a única da região que oferece esse tipo de tratamento, atendendo muitos pacientes que não são de Ariquemes, o que aumenta a demanda”.

No período da tarde, a médica Maria Kátia, ministrou uma palestra com o tema “Atuação do Profissional no Controle da Hanseníase”. Participaram do evento profissionais da saúde, da rede municipal e particular de Ariquemes e das nove cidades que pertencem à regional. O encontro foi no Auditório do Ministério Público.

Além de debater as formas de como reconhecer e tratar a Hanseníase, a palestrante apresentou a ação da Estratégia da Saúde da Família. “A ideia desta ação é a descentralização das Unidades Especializadas, para isso é fundamental fortalecer as estratégias de saúde” afirma Maria Kátia.

Para o enfermeiro Renan Pereira, a palestra foi produtiva. “Maria Kátia é dinâmica e esclareceu a importância da descentralização, pois depois de diagnosticada, a doença pode ser tratada e curada em qualquer Unidade Básica”.

A hanseníase está inserida entre as prioridades do Pacto pela Vida, a assistência integral ao paciente requer organização da equipe das Unidades. Os agentes comunitários de saúde, parte essencial na estratégia de saúde da família, vão até a casa do paciente, levam mais informação sobre o diagnóstico precoce, atuam no tratamento e enfatizando a importância do auto cuidado. A ideia é que o paciente seja tratado o mais próximo de sua residência.

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam