Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 - 12h12
Esta semana o município recebeu a visita da equipe técnica do Programa Nacional de Controle de Hanseníase (PNCH), do Ministério da Saúde.
A equipe se reuniu pela manhã com os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 02. A Unidade é referência na Região Vale do Jamari, pois disponibiliza atendimentos especializados para doenças consideradas tropicais como a Tuberculose e a Hanseníase.
A assessora do Ministério da Saúde, a médica dermatologista, Maria Kátia Gomes, elogiou a Unidade. “Pude ver que o Posto tem profissionais qualificados e dedicados, e uma ótima estrutura”.
A enfermeira coordenadora municipal, Sônia Carvalho de Santana, explica a razão desta sobrecarga. “A Unidade do Setor 02 é a única da região que oferece esse tipo de tratamento, atendendo muitos pacientes que não são de Ariquemes, o que aumenta a demanda”.
No período da tarde, a médica Maria Kátia, ministrou uma palestra com o tema “Atuação do Profissional no Controle da Hanseníase”. Participaram do evento profissionais da saúde, da rede municipal e particular de Ariquemes e das nove cidades que pertencem à regional. O encontro foi no Auditório do Ministério Público.
Além de debater as formas de como reconhecer e tratar a Hanseníase, a palestrante apresentou a ação da Estratégia da Saúde da Família. “A ideia desta ação é a descentralização das Unidades Especializadas, para isso é fundamental fortalecer as estratégias de saúde” afirma Maria Kátia.
Para o enfermeiro Renan Pereira, a palestra foi produtiva. “Maria Kátia é dinâmica e esclareceu a importância da descentralização, pois depois de diagnosticada, a doença pode ser tratada e curada em qualquer Unidade Básica”.
A hanseníase está inserida entre as prioridades do Pacto pela Vida, a assistência integral ao paciente requer organização da equipe das Unidades. Os agentes comunitários de saúde, parte essencial na estratégia de saúde da família, vão até a casa do paciente, levam mais informação sobre o diagnóstico precoce, atuam no tratamento e enfatizando a importância do auto cuidado. A ideia é que o paciente seja tratado o mais próximo de sua residência.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz
A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias
Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)