Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 - 12h12
Esta semana o município recebeu a visita da equipe técnica do Programa Nacional de Controle de Hanseníase (PNCH), do Ministério da Saúde.
A equipe se reuniu pela manhã com os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 02. A Unidade é referência na Região Vale do Jamari, pois disponibiliza atendimentos especializados para doenças consideradas tropicais como a Tuberculose e a Hanseníase.
A assessora do Ministério da Saúde, a médica dermatologista, Maria Kátia Gomes, elogiou a Unidade. “Pude ver que o Posto tem profissionais qualificados e dedicados, e uma ótima estrutura”.
A enfermeira coordenadora municipal, Sônia Carvalho de Santana, explica a razão desta sobrecarga. “A Unidade do Setor 02 é a única da região que oferece esse tipo de tratamento, atendendo muitos pacientes que não são de Ariquemes, o que aumenta a demanda”.
No período da tarde, a médica Maria Kátia, ministrou uma palestra com o tema “Atuação do Profissional no Controle da Hanseníase”. Participaram do evento profissionais da saúde, da rede municipal e particular de Ariquemes e das nove cidades que pertencem à regional. O encontro foi no Auditório do Ministério Público.
Além de debater as formas de como reconhecer e tratar a Hanseníase, a palestrante apresentou a ação da Estratégia da Saúde da Família. “A ideia desta ação é a descentralização das Unidades Especializadas, para isso é fundamental fortalecer as estratégias de saúde” afirma Maria Kátia.
Para o enfermeiro Renan Pereira, a palestra foi produtiva. “Maria Kátia é dinâmica e esclareceu a importância da descentralização, pois depois de diagnosticada, a doença pode ser tratada e curada em qualquer Unidade Básica”.
A hanseníase está inserida entre as prioridades do Pacto pela Vida, a assistência integral ao paciente requer organização da equipe das Unidades. Os agentes comunitários de saúde, parte essencial na estratégia de saúde da família, vão até a casa do paciente, levam mais informação sobre o diagnóstico precoce, atuam no tratamento e enfatizando a importância do auto cuidado. A ideia é que o paciente seja tratado o mais próximo de sua residência.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 20 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam
Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura
O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino
Terça-feira, 20 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)