Quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 17h06
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) agendou audiência no ministério da Justiça e acompanhou o prefeito Confúcio Moura nesta quarta-feira (11) para pedir a inclusão do município de Ariquemes no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, disse que vai encaminhar a solicitação à Comissão de Avaliação, criada pelo ministro Tarso Genro, e que avalia se a cidade terá o ingresso pleno ou parcial no programa. A próxima reunião avaliativa acontece no próximo dia 10.
“Estamos pedindo socorro. A criminalidade está crescendo muito em Rondônia. São muitos os casos de homicídio e narcotráfico. O pior de tudo é que o estado está inerte, não colabora. Por isso a ajuda do governo federal é muito importante”, destacou Fátima.
O Prefeito chamou atenção para o número de homicídios no município. “A situação é crítica. Só no mês de outubro, houve 15 assassinatos. Do início do ano até agora, 104 pessoas perderam a vida de forma violenta, sendo que 20% desses crimes foram no entorno. Os 80% ocorreram na cidade”, frisou Confúcio. “Esse índice é quase igual ao de Recife”, comparou com a capital que tem um dos piores índices de violência no Brasil, segundo o IBGE, para cada grupo de 100 mil habitantes.
Confúcio chamou atenção ainda para a super lotação carcerária nas delegacias, já que a cidade ainda não tem presídio. Também criticou o estado por ter desativado o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). “São as igrejas que estão assumindo esse papel agora”, alertou.
O prefeito se comprometeu a reenviar levantamento atualizado do “Diagnóstico: criminalidade e violência no município de Ariquemes”, encaminhado ao ministério em maio. “Ao que tudo indica, a situação é mesmo crítica. Com esses dados atualizados certamente estaremos subsidiados a incluir o município no Pronasci”, disse Teixeira.
Fonte: Henrique Teixeira
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)