Quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 17h06
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) agendou audiência no ministério da Justiça e acompanhou o prefeito Confúcio Moura nesta quarta-feira (11) para pedir a inclusão do município de Ariquemes no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, disse que vai encaminhar a solicitação à Comissão de Avaliação, criada pelo ministro Tarso Genro, e que avalia se a cidade terá o ingresso pleno ou parcial no programa. A próxima reunião avaliativa acontece no próximo dia 10.
“Estamos pedindo socorro. A criminalidade está crescendo muito em Rondônia. São muitos os casos de homicídio e narcotráfico. O pior de tudo é que o estado está inerte, não colabora. Por isso a ajuda do governo federal é muito importante”, destacou Fátima.
O Prefeito chamou atenção para o número de homicídios no município. “A situação é crítica. Só no mês de outubro, houve 15 assassinatos. Do início do ano até agora, 104 pessoas perderam a vida de forma violenta, sendo que 20% desses crimes foram no entorno. Os 80% ocorreram na cidade”, frisou Confúcio. “Esse índice é quase igual ao de Recife”, comparou com a capital que tem um dos piores índices de violência no Brasil, segundo o IBGE, para cada grupo de 100 mil habitantes.
Confúcio chamou atenção ainda para a super lotação carcerária nas delegacias, já que a cidade ainda não tem presídio. Também criticou o estado por ter desativado o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). “São as igrejas que estão assumindo esse papel agora”, alertou.
O prefeito se comprometeu a reenviar levantamento atualizado do “Diagnóstico: criminalidade e violência no município de Ariquemes”, encaminhado ao ministério em maio. “Ao que tudo indica, a situação é mesmo crítica. Com esses dados atualizados certamente estaremos subsidiados a incluir o município no Pronasci”, disse Teixeira.
Fonte: Henrique Teixeira
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo novas oportunidades de emprego pe
Festa no Parque da Cidade é sucesso de público com show gratuito do Mundo Bita
Uma programação especial foi preparada para a população da capital rondoniense. Neste sábado (11) a festa alusiva ao Dia das Crianças, comemorado no d
Sebrae e parceiros iniciam ciclo de palestras sobre captação de recursos nos municípios
Sebrae, em parceria com a União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (UCAVER) e a Prefeitura Municipal, deu início no dia 29 de setembro, em São Feli