Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes pode ser incluído no Pronasci em dezembro



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) agendou audiência no ministério da Justiça e acompanhou o prefeito Confúcio Moura nesta quarta-feira (11) para pedir a inclusão do município de Ariquemes no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). 

O secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, disse que vai encaminhar a solicitação à Comissão de Avaliação, criada pelo ministro Tarso Genro, e que avalia se a cidade terá o ingresso pleno ou parcial no programa. A próxima reunião avaliativa acontece no próximo dia 10. 

“Estamos pedindo socorro. A criminalidade está crescendo muito em Rondônia. São muitos os casos de homicídio e narcotráfico. O pior de tudo é que o estado está inerte, não colabora. Por isso a ajuda do governo federal é muito importante”, destacou Fátima. 

O Prefeito chamou atenção para o número de homicídios no município. “A situação é crítica. Só no mês de outubro, houve 15 assassinatos. Do início do ano até agora, 104 pessoas perderam a vida de forma violenta, sendo que 20% desses crimes foram no entorno. Os 80% ocorreram na cidade”, frisou Confúcio. “Esse índice é quase igual ao de Recife”, comparou com a capital que tem um dos piores índices de violência no Brasil, segundo o IBGE, para cada grupo de 100 mil habitantes. 

Confúcio chamou atenção ainda para a super lotação carcerária nas delegacias, já que a cidade ainda não tem presídio. Também criticou o estado por ter desativado o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). “São as igrejas que estão assumindo esse papel agora”, alertou. 

O prefeito se comprometeu a reenviar levantamento atualizado do “Diagnóstico: criminalidade e violência no município de Ariquemes”, encaminhado ao ministério em maio. “Ao que tudo indica, a situação é mesmo crítica. Com esses dados atualizados certamente estaremos subsidiados a incluir o município no Pronasci”, disse Teixeira. 

Fonte: Henrique Teixeira

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)