Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ARIQUEMES: Passeata chama atenção para violência doméstica



O Instituto Assistencial Casa de Apoio do Caminho de Ariquemes, através do Projeto Geração Calebe, realiza no próximo dia 19, sábado, a partir das 15 horas, uma passeata em prol das mulheres que sofrem violência doméstica. Segundo a presidente da Casa de Apoio e coordenadora do projeto, Kall Marçal, a concentração será na Praça em frente à Câmara de Vereadores.

O objetivo da manifestação, explica ela, é chamar a atenção da sociedade com intuito de diminuir os índices de violência que as mulheres têm sofrido no município. “Nesta temporada de festas de final de ano, a maioria das pessoas está preocupada somente com as confraternizações, mas é justamente neste período é que os índices crescem ainda mais”, afirma Kall.

A presidente cita que na Casa de Apoio, o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica tem crescido assustadoramente nos últimos meses, por isso, a preocupação em chamar a atenção da sociedade para combater este tipo de agressão. Outro dado repassado por ela, é que muitas mulheres procuram a Casa de Apoio porque não têm coragem de denunciar os maridos na Delegacia. “Em muitos casos a agressão é tão grande e incomum que elas se sentem envergonhadas de registrar um Boletim de Ocorrência e acabam nos procurando”, explica.

De acordo com a coordenadora do Geração Calebe, todo tipo de violência doméstica como: olho roxo, braço quebrado, e luxação, já foi atendida na Casa de Apoio. “É simplesmente lamentável receber estas mulheres, mas é importante termos esta iniciativa porque aqui, elas encontram abrigo, alimentação e alojamento, e desta forma, se sentem mais seguras e amparadas”, menciona.

Apesar de todo esforço para dar apoio às mulheres, Kall cita que a Casa do Caminho ainda não conta com estrutura suficiente para atender a demanda, por isso, necessita de doações para manter o atendimento. “Como o número de pessoas tem aumentado muito, temos encontrado algumas dificuldades para atender a comunidade, pois, além das mulheres, atendemos pacientes que vêm de outros municípios da Região para fazer tratamento médico em nossa cidade. Por isso, pedimos aos empresários e toda a população que venham conhecer nosso projeto e nos ajude com doações”, relata.

Ainda de acordo com a coordenadora, o município não conta com outra Casa de Apoio que atende mulheres vítimas de violência, por isso, a preocupação em realizar a passeata para chamar a atenção da sociedade.

Os interessados em adquirir maiores informações sobre o Projeto Geração Calebe e a Casa de Apoio do Caminho, ou participar da passeata devem entrar em contato pelo telefone 3536-7678.

Fonte: Jaqueline Alencar

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)