Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

ARIQUEMES: Banco de alimentos firma parcerias


 
A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, por meio do Programa de Segurança Alimentar de Ariquemes – PROSEGURAR levantou dados estatísticos sobre a segurança alimentar da população no município. Ariquemes possui um índice de 26,6% de insegurança alimentar grave, 4,08% moderada, 57,48% considerada leve, e apenas 11,84% da população encontra-se em situação de segurança alimentar. 

Para contornar essa grave situação, foi implantado o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos, que se tornou um importante instrumento na luta contra o desperdício e o combate à fome. Em 2007, a Administração Municipal criou o Banco de Alimentos em Ariquemes. O primeiro da Região Norte, reduzindo a fome e a insegurança alimentar diagnosticada, contrastando com os dados sobre o desperdício de alimentos em toda a área produtiva da região do Vale do Jamari. 

O objetivo desse programa é reaproveitar os alimentos excedentes, rejeitados para comércio, porém em boas condições de consumo, formando uma rede solidária entre prefeitura, comerciantes locais, agricultores e associações rurais. 

Com essas parcerias, o banco de alimentos recebe em média, 9 mil quilos por mês entre frutas e verduras. As doações são oriundas de produtores rurais e comércios locais. Os alimentos são repassados gratuitamente ao banco e, depois de selecionados, seguem para entidades filantrópicas e beneficentes, complementando a alimentação servida em instituições sociais como creches, escolas, asilos, albergues, orfanatos entre outros. 

A secretária de Agricultura Mary Teresinha Braganhol enfatizou o valor que o Banco de Alimentos tem no município: “Além de atender famílias carentes, entidades e escolas, reduz a insegurança alimentar em nossa cidade”, conclui.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho:

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel