Porto Velho (RO) segunda-feira, 10 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes a nova energia do interior de Rondônia


O município de Ariquemes mais uma vez é destaque no Estado de Rondônia. Aconteceu ontem na ACIA, Associação Comercial de Ariquemes o Primeiro Encontro Intermunicipal do Biodiesel, Com o tema 'A Nova Energia do Interior'.

O evento contou com a presença dos Prefeitos de toda a Região do Vale do Jamari, membros de Associações de Produtores Rurais, Comerciais e Industriais.

A solenidade de abertura foi oficializaram pelo Prefeito Confúcio Moura (PMDB), Deputado Estadual, Tiziu (PMDB), Deputado Federal, Ernandes Amorim (PTB), representando o Legislativo Municipal, o Vereador Tibério Cardoso (PMDB), Secretário de Agricultura, Vitório Higuti, o Palestrante e Secretário de Extensão e Produção Familiar do Estado do Acre, Nilton Luiz Cosson Mota e representando a ACIA Donizetti José.

Animado com a nova fase que o município vem vivendo o Deputado Tiziu falou sobre a importância do evento, retribuindo todas as honras ao Executivo Municipal, "depois de anos adormecida, Ariquemes despertou, o Prefeito Confúcio levantou também a bandeira do bio diesel", afirmou o Deputado.

Em discurso, o Prefeito Confúcio Moura, disse se tratar de um projeto inovador audacioso e muito importante para a economia tanto do município como do país. "Para chegarmos a um resultado positivo é preciso que no início tenhamos coragem para descobrirmos juntos o sucesso da novidade", salientou.

Entre a programação, palestras sobre diversos tipos e cultivo de oleaginosas e cana-de-açúcar, processos de produção de biodiesel, usinas de biodiesel, mini-destilaria de álcool, organização da produção e agregação de valor à agricultura familiar, com objetivo é inserir na cultura local uma fonte de energia limpa e renovável.

A idéia é, no futuro próximo implantar pequenas fábricas de Biodiesel no município, que além de diversificarem a economia da região, valorizem as potencialidades que o Estado de Rondônia tem na produção de energia e combustível a partir da biomassa, contribuindo também para a reversão do aquecimento global.

 

Fonte: KERLI UNSER, SUELY DAVID 

 

Mais Sobre Municípios

Tarifa a R$1 no transporte coletiva começa a valer na segunda-feira (10)

Tarifa a R$1 no transporte coletiva começa a valer na segunda-feira (10)

No próximo domingo (9), encerra o prazo de gratuidade da tarifa no transporte coletivo em Porto Velho. A partir de segunda-feira (10), até o dia 9 de

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua