Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 - 06h48
Novas ações e resultados alcançados pelo Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz) foram alguns dos assuntos abordados pelo seu coordenador geral, conselheiro Benedito Antônio Alves, durante o 6º Encontro Técnico, que ocorre em Ariquemes.
Acompanhado do coordenador executivo do Profaz, o auditor de Controle Externo Marc Uiliam Reis, e de representantes da Escola Superior de Contas (Escon), organizadora do evento, e do Sebrae Rondônia, parceiro do TCE-RO na realização do Encontro Técnico, o conselheiro falou nesta terça-feira (25) aos técnicos municípios que participam das atividades nas dependências da Faculdade Faema.
Entre outros pontos, o coordenador geral citou o empenho do TCE, ao desenvolver o Profaz em parceria com instituições públicas e privadas, conhecendo melhor as diversas realidades e também as dificuldades enfrentadas pelas municipalidades. “Trata-se de um Tribunal proativo, que vai além do aspecto apenas punitivo, para estar junto com os municípios”, disse.
Também citou ações em pleno desenvolvimento, como o projeto-piloto executado no município de Guajará-Mirim, o qual se fundamenta em um dos eixos do programa, que é o desenvolvimento econômico territorial sustentável e o despertamento da vocação econômica municipal, visando o incremento da geração de emprego e renda e, por consequência, das receitas tributárias.
“Esse é um trabalho que servirá de modelagem para outros municípios”, afirmou Benedito Alves, que, durante sua fala, convidou o prefeito de Guajará, Cícero Noronha, que participa do encontro em Ariquemes, a dar seu depoimento a respeito das ações do programa naquele município.
Noronha, por sua vez, explicou que, a partir da adesão de Guajará ao Profaz, e contando com o suporte do Tribunal de Contas e de todas as instituições partícipes, vem sendo implementada em seu município uma pauta de apelo econômico, desenvolvimentista e de equilíbrio fiscal, atraindo novos investimentos e promovendo iniciativas para reabilitar as finanças do município.
PLANEJAMENTO
Outro ponto enfocado pelo conselheiro Benedito Alves tem a ver com a gestão estratégica dos municípios, citando o esforço do Profaz em auxiliá-los na construção de planejamentos estratégicos baseados na cientificidade e que sejam efetivos, com visão de futuro, valores, objetivos, metas, planos de ações e indicadores estabelecidos e que abranjam todas as esferas de atuação pretendidas na municipalidade.
Para o coordenador geral, as ações e resultados apresentados pelo Profaz até o momento demonstram a relevância do programa, que já vem despertando o interesse de outras unidades da Federação. “Rondônia, por sua condição, pode, através do Profaz, desenvolver um programa que será referência para o Brasil em matéria de governança, gestão e desenvolvimento do potencial tributário e fiscal”, completou.
Mutirão do governo de RO vai intensificar regularização do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho
Moradores do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho, estão sendo beneficiados com atendimentos diários para obtenção do título definitivo de proprieda
Prefeito Léo Moraes combate o comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho
Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito de Porto Velho (RO), Léo Moraes (PODE), começou os trabalhos executivos no pátio do Comando Geral da Pol
O Projeto de Lei Complementar 1372/25, encaminhado pelo prefeito Léo Moraes, que regulamenta e institui a criação da Agência Reguladora dos Serviços
Projeto da Prefeitura de Porto Velho que cria a Guarda Municipal é aprovado
No início da tarde desta terça-feira (6), a Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou por maioria absoluta o projeto de Lei Complementar 1369/25,