Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 - 12h24
Há 24 anos a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de Jaru) vem realizando um trabalho de vital importância na assistência de jovens e adultos com necessidades especiais e de orientação às famílias dos portadores de necessidades.
São mais de 250 alunos de cinco municípios que são assistidos todos os anos por profissionais de fisioterapia, pedagogos, fonoaudiólogos, dentistas e por uma equipe multidisciplinar responsável pelas atividades de estimulação precoce, reorganização neurológica e com o tratamento através da equoterapia. (Utilização de cavalos como forma de reduzir o estresse e tratar problemas comportamentais).
O trabalho da APAE de Jaru foi reconhecido pelo Estado de Rondônia na última Sessão Extraordinária da Assembleia Legislativa, quando foi concedido à Associação Apaiana de Jaru o Título de Utilidade Pública Estadual.
Este reconhecimento, segundo o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), que propôs o Projeto de Lei para a concessão do título à APAE, é uma garantia de seriedade da organização atestada pelo Estado de Rondônia. Como a instituição quase sempre precisa captar recursos para realizar seus trabalhos, o reconhecimento de Utilidade Pública irá contribuir como fomentador de recursos para entidade. “Até os parceiros da APAE serão beneficiados, pois os que fizerem doações poderão requerem a dedução de valores no Imposto de Renda. Um motivo a mais para continuarem a contribuir”, ressaltou o deputado.
Para a diretora da instituição, Sonia Cordeiro de Souza, a conquista é uma vitória de todos aqueles que sempre acreditaram no trabalho que a APAE vem realizando ao longo dos anos.
A professora pedagoga, Cléia Regina de Souza Lima, ressaltou que todos os profissionais envolvidos com as atividades da APAE são responsáveis pelo sucesso da instituição. “Um trabalho árduo, mas dignificante. Todos nós temos a certeza que estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de inúmeras famílias”, disse a professora.
Dificuldade – A diretora Sonia Cordeiro de Souza afirmou que a APAE de Jaru tem tido dificuldades para encontrar profissionais da área de psicologia. “Já chegamos a ter a nossa disposição dois profissionais desta área. Hoje estamos sem nenhum psicólogo”, disse. A diretora afirmou que uma comissão da instituição irá a Porto Velho nos próximos dias para solicitar que o Governo do Estado seda um profissional do quadro da educação para trabalhar na APAE. “Sabemos que é um profissional que está em falta no Estado. Mesmo assim iremos recorrer à Secretaria de Educação”, concluiu.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)