Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ANAC concede Certificado Operacional ao DER do Governo de Rondônia para o Aeroporto de Ji-Paraná


Os investimentos em infraestrutura desenvolvidos pelo Governo de Rondônia no aeroporto garantiram o alcance de mais um degrau - Gente de Opinião
Os investimentos em infraestrutura desenvolvidos pelo Governo de Rondônia no aeroporto garantiram o alcance de mais um degrau

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Certificado Operacional Aeroportuário para realização de voos por instrumento no Aeroporto José Coleto de Ji-Paraná. A concessão, considerada um marco para o Estado, foi expedida por intermédio da Portaria nº 5942, de 16 de setembro de 2021.

Com a certificação, o aeródromo do município tornar-se habilitado a operar de acordo com as novas regulamentações. O voo por instrumento é um incremento na segurança das operações aéreas, assim como abre um leque de possibilidades, permitindo pousos e decolagens mesmo em condições meteorológicas que impossibilitam a operação visual.

Segundo o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária, Philipe Rodrigues Maia Leite, a certificação é também selo de qualidade, na qual teve investimento de R$ 1,1 mi (um milhão e cem mil reais), oriundos de recursos próprios do Estado. “Esta é uma grande vitória para o Governo, que permitirá que o Aeroporto de Ji-Paraná consiga operar voos por instrumentos, tendo em vista que é uma das exigências das empresas áreas regulares que solicitam que aeródromos sejam certificados”.

Maia destaca também, que junto à regularização cadastral do aeroporto, o Governo do Estado, investiu na infraestrutura do espaço, como em obras nas faixas de pista, final de pista e áreas de segurança, além da construção de uma cerca operacional padrão da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), que tem um papel importante para o funcionamento dos voos por instrumentos.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destaca que a implantação do sistema é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Nossas ações de gestão também estão focadas na infraestrutura aeroportuária, temos consciência da grande importância desse modal para o desenvolvimento socioeconômico de Rondônia, e continuamos trabalhando com o objetivo de garantir melhorias em todos os aeroportos do interior, conforme determina o governador Marcos Rocha”.

Os investimentos em infraestrutura desenvolvidos pelo Governo de Rondônia no Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná garantiram o alcance de mais um degrau para o desenvolvimento com a certificação operacional do aeródromo público ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). O aeroporto foi reformato e recebeu também ações do Governo do Estado para atender os padrões definidos pela ANAC, podendo ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 3C ou inferior.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, destacou mais uma vitória para o Estado com a certificação que traz maior visibilidade ao Aeroporto de Ji-Paraná e amplia as possibilidades de conquistar novas parcerias, o que, consequentemente, impacta em maior desenvolvimento para toda a região.

Certificado Operacional de Aeroporto significa o documento emitido pela ANAC que autoriza o detentor a operar o aeroporto conforme o Manual de Operações do Aeródromo (MOPS) aprovado pela ANAC e identifica os serviços aéreos públicos autorizados, por meio das especificações operativas. Vale destacar que esse reconhecimento reforça todo o compromisso do Governo do Estado com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)