Sábado, 15 de setembro de 2007 - 08h55
O recrudescimento da violência em Ariquemes, com assassinatos periódicos, destruição de bens públicos e barbárie de toda espécie, foi relatado hoje (14), ao ministro da Justiça, Tarso Genro, com pedido de envio de força da Polícia Federal, pelo deputado Ernandes Amorim (PTB).. Cópias do documento foram encaminhadas também aos Ministérios Público Federal e Estadual em Rondônia.
Amorim alega ao ministro já ter levado ao conhecimento da situação em Ariquemes das autoridades estaduais, tanto ao Ministério Público quanto a Secretaria Estadual de Segurança Pública, mas que "até a presente data não tivemos conhecimento de ações em torno do caso". De acordo com o parlamentar, a escalada da violência em sua região tem aumentado desde as eleições de 2004.
Segundo ele, o fato mais grave, registrado recentemente, foi o assassinato de Adgar Resende, cidadão bastante conhecido no município, e que alegava ter recebido ameaças e sofrido atentado supostamente patrocinado por adversários políticos. No dia três de agosto passado, um pistoleiro foi preso e teria confessado ter recebido R$ 3 mil para matar Adgar.
"E já na prisão o processo de barbárie teve andamento com a agressão covarde ao pistoleiro que teve seus dois olhos perfurados, sem que ninguém saiba o autor da agressão, e nem do seu mandante. Em que pese a minha ação pessoal, denunciando os fatos, pedindo providências às autoridades do Estado, até a presente data não temos conhecimento de nenhuma ação efetiva para desvendar a autoria ou os mandantes do atentado", relata Amorim ao ministro.
O deputado justifica seu pedido ao Ministério da Justiça para que o caso não "caia na vala do esquecimento", como caso rotineiro e impune e que no futuro o caso não se repita, principalmente com as proximidades de ano eleitoral.
Amorim relata ainda que outras pessoas foram vítimas de atentados e cita o caso de Dona Cleir, que jurada de morte teve que se mudar de Ariquemes. "Por essa razão, deposito no Ministério da Justiça e em sua força, a Polícia Federal, diligências que esse caso requer para se dar cabo a essa escalada da violência que tanta dor tem causado às famílias em Ariquemes e em nosso Estado", clama Amorim ao ministro Tarso Genro.
Fonte: Yodon Guedes
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)