Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim integra comissão para sensibilizar ministro a evitar conflitos no campo


 

Uma comissão formada pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), deputada estadual Daniela Amorim (PTB), senador Expedito Junior (PR), prefeitos de Buritis, Alto Paraíso, municípios limítrofes a Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, e moradores, entregam ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, documento intitulado a Carta de Buritis – em defesa da permanência das famílias que vivem em área da Flona -, no dia cinco de dezembro, em audiência pública em Porto Velho.

O documento é fruto da audiência pública realizada no sábado passado, em Buritis, com a presença de parlamentares, prefeitos, vereadores, lideranças e cerca de dois mil moradores da Flona. Na audiência, organizada pela deputada Daniela Amorim, se discutiu propostas para evitar a retirada das cerca de 3.500 famílias, prevista para ser realizada, de acordo com ministro Minc, em fevereiro do próximo ano.

A comissão terá a missão de sensibilizar o ministro Minc, órgãos do Governo Federal, e a Justiça, para evitar novas tragédias no Estado, como o massacre de Corumbiara, ocorrido em 1995, onde 11 pessoas – dois policiais e nove trabalhadores rurais sem terra – foram assassinados em confronto. Os líderes do movimento pela permanência dos moradores na Flona do Bom Futuro, disseram na audiência que temem derramamento de sangue durante a retirada, porque parte deles alega que só saem da área mortos.

“Nós estamos relatando ao ministro, aos Governos Federal e Estadual, e a Justiça, essa situação. Estamos envolvendo toda a bancada federal e estadual para se construir alternativas a retirada, muitas delas contida na Carta de Buritis. Acreditamos numa saída negociada para evitar conflitos. Ninguém quer isso. Para tanto estamos envolvendo todos os prefeitos dos municípios limítrofes a Flona, caso de Buritis,Alto Paraíso,e também Porto Velho”, disse Amorim.

A Carta de Buritis contém as seguintes propostas: ao Governo do Estado não compartilhar da força tarefa designada pelo Ministério do Meio Ambiente para fazer a retirada na Flona, suspendendo o envio do Grupo de Operações Especiais, Polícia Militar e Ambiental. Envolver a administração de Porto Velho nos eventos em defesa da permanência dos moradores na Flona Bom Futuro já que parte da área pertence aquele município. Realização de demarcação da área da Flona Bom Futuro, pois há dúvidas sobre o tamanho real da área, designação de uma comissão de moradores para participar de uma audiência pública com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que estará em Porto Velho no dia 5 de dezembro, para cobrar o acordo firmado por ele para reconhecer e regularizar os moradores da Flona Bom Futuro.

União dos prefeitos e vereadores dos municípios próximos a Flona Bom Futuro (Porto Velho, Buritis e Alto Paraíso), mais bancadas parlamentares - estadual e federal - e Governo do Estado em defesa da permanência dos moradores da Flona, aquisição de uma área, por parte do Governo do Estado, para criação de uma unidade de conservação, como compensação à permanência dos moradores da Flona. Realização de uma caravana a Brasília com cerca de 200 moradores para pressionar o Governo Federal, de forma ordeira, com indicativo de se acampar na Esplanada dos Ministérios como forma de mostrar a opinião pública o problema social que está ocorrendo na Flona.

Interdição da BR 364 em protesto à eventual retirada dos moradores da Flona, indenizações e definição de nova área para os moradores, caso se persista na retirada dos mesmos da área, reativar a emissão, por parte do Governo do Estado, da Guia de Transporte Animal (GTA). Realização de novas reuniões dentro da flona para dar continuidade à mobilização em favor da permanência dos moradores na área, aumento do efetivo da Polícia Civil em Buritis para investigar e ajudar a conter a onda de crimes na região.
 
Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)