Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim cobra regularização de garimpo


Um esforço concentrado do Congresso Nacional e de governadores para regulamentar o artigo 174 da Constituição Federal, que disciplina e ordena a atividade garimpeira no país, foi defendido hoje (12), pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), ao obter aprovação de audiência pública para discutir o assunto, na Comissão de Minas e Energia da Câmara.

Da audiência, ainda a ser definida data, serão convocados dos governadores de Rondônia, Minas Gerais, Roraima e Bahia, onde a atividade garimpeira é mais intensa e tem gerado conflitos, e mais os representantes do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM) e Ministério das Minas e Energia.

Amorim lembra que o presidente Luís Inácio Lula da Silva determinou aos ministros, durante audiência, nesse semestre, com a bancada federal de Rondônia, celeridade na regulamentação desse artigo, incluindo a regularização da atividade garimpeira em terras indígenas.
Segundo o parlamentar, se a regulamentação tivesse ocorrido, conflitos sociais como os cerca de 600 mil trabalhadores garimpeiros sendo presos e tratados como marginais, por conta da falta de regularização da atividade e da profissão, não estariam ocorrendo, bem como os conflitos com mortes, como as ocorridas em terras dos cinta largas, na reserva Roosevelt, nem o seqüestro feito pelos índios finalizado na terça-feira.

“A desorganização social já chega as tribos indígenas, até ontem, tínhamos um alto oficial da ONU e um procurador da República presos em uma reserva indígena, juntos com outros servidores. No dia 10 de abril deste ano,através de oficio pedia eu ao Ministro da Justiça uma ação efetiva em relação ao impasse entre garimpeiros e índios na Reserva Roosevelt,e nada foi feito. A Polícia Federal e Funai informaram ao ministro da Justiça em setembro deste ano, que ‘não há nenhum indicativo de um  conflito esteja prestes a ocorrer’. O Congresso Nacional tem o dever constitucional de resolver essas duas questões, a sociedade não tolera mais esse jogo de empurra. È necessário que se defina a responsabilidade e que episódios lamentáveis de abuso e ausência  de autoridade e violências sejam evitadas, pois a omissão do estado não pode continuar”, disse Amorim em discurso na Câmara.

Amorim também protocolou projeto de lei que contempla a previdência do garimpeiro, para preencher lacuna no recém aprovado Estatuto do Garimpeiro na Câmara, e já encaminhado para o Senado.

Fonte: Yodon Guedes 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)