Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Aluna de Cacoal desabafa sobre a greve da educação em Rondônia



Os políticos têm um discurso hipócrita a respeito da educação, afirmando que é nela que está o futuro do país, mas será que é realmente assim? O Estado de Rondônia está vivendo uma triste realidade na Educação, onde os profissionais estão com suas atividades paralisadas desde 11/03/2010, e de acordo com a determinação judicial aguardam uma audiência com o governador para reivindicar por melhores condições de trabalho e salário.

O governador deixa o poder sem entrar em consenso com os profissionais da Educação, e com repressão e violência aos manifestantes, como aconteceu em Porto Velho/RO na manhã de 31/03 onde a Polícia Militar agrediu e expulsou os trabalhadores que estavam em frente o Palácio do Governo. 

Assista vídeos


31/03/2010
PM usa spray de pimenta contra professores 



31/03/2010
Professores ocupam palácio Presidente Vargas

Com toda essa confusão, os alunos saem prejudicados sem aula e sem professores. Como o Brasil pode crescer e deixar de ser um país subdesenvolvido se a educação está tão precária? Em ano de eleição, nós, cidadãos, devemos pensar muito antes de eleger nossos futuros governantes e não cometer os mesmos erros de antes.

O governador do Estado de Rondônia teve a coragem de afirmar que ele não precisou de educação para chegar aonde chegou, e que então todo um Estado não precisa, existe comparação mais absurda e ignorante? É esse tipo de governador que queremos para nosso Estado? Enquanto isso os alunos estão aonde? Na rua, em casa, sem estudar. E depois o Estado reclama do alto índice de criminalidade na juventude, mas os jovens não estão onde deveriam estar, ou seja, na escola.

Os alunos do 3° ano, que no fim desse ano prestariam vestibulares, Enem, todos estão sem conteúdo, sem informação, sem aula. Como ficam todos esses jovens que foram prejudicados? É o futuro de cada um que está em jogo. É o conhecimento deles que está sendo negociado. A culpa não é dos professores, que também são as vítimas de tudo isso, professor é a profissão mais bonita, é a profissão que forma todas as outras.

Em contraste, também é a profissão menos reconhecida e mais mal paga. O nível de salário de um professor é de cerca de R$ 1500,00 reais por mês para trabalhar o dia inteiro. Se continuar do jeito que está ninguém vai querer ser professor, eu não quero. Pra trabalhar e não ser reconhecido? Pra ganhar pouco e ser humilhado? Não é esse tipo de pensamento que queremos nos jovens! Acorda Brasil, acorda Rondônia! A Educação perece! E cada brasileiro merece um pouco mais de respeito, sejam professores e alunos, para no futuro, quem sabe, o Brasil seja um País de primeiro mundo.

Fonte: Leticia Andrade (Aluna da rede pública estadual em Cacoal)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)