Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Aluna de Buritis é destaque nacional nas olimpíadas de língua portuguesa



A aluna Fernanda Cristina dos Santos, da 5ª série do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Eugênio Marcílio, de Buritis, venceu seguidamente todas as etapas a que foi submetida ao participar das Olimpíadas da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, organizada pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. 

Aluna de Buritis é destaque nacional nas olimpíadas de língua portuguesa - Gente de Opinião
A aluna Fernanda Cristina dos Santos e sua professora Alana Naira Araújo, da Escola Municipal Pedro Eugênio Marcílio, de Buritis, premiadas pela participação nas olimpíadas da língua portuguesa – Escrevendo o Futuro.


Segundo informou a professora, orientadora e acompanhante da aluna, a pedagoga Luana Naira de Araújo Costa, Fernanda Cristina escreveu uma poesia que fala da sua cidade, do seu ambiente de vivência, como determina o regimento do concurso. Após ser vencedora na fase municipal ganhou a fase estadual em Porto Velho, ganhou a fase regional em Belém/PA e agora está em Brasília concorrendo na fase final, a fase nacional, com colegas de todo o Brasil e que mesmo não obtendo o primeiro lugar, já lhe está assegurado o segundo lugar com a medalha de prata. 

Fernanda contou que sua vida escolar até vir para a cidade foi muito tumultuada, pois seus pais, agricultores sem terra, sempre viveram na zona rural. Mudavam-se constantemente de lugar em busca de trabalho, o que a fez perder seguidos anos letivos. Teve também alguns problemas de saúde que a ajudaram também no seu atraso escolar em relação à sua idade. Mas ela nunca deixou de ler e sempre gostou de estudar e escrever. Quando surgiu esse concurso em que sua escola foi inscrita para participar sua professora Luana incentivou todos os alunos a escrever uma poesia ou uma prosa para concorrer. A sua poesia foi escolhida. Passou como a melhor entre as escolas do município e daí pra frente foi só vitórias! 

A Escola Municipal Pedro Eugênio Marcílio é hoje uma das mais carentes da cidade. Até pouco tempo atrás suas dez salas de aula e dependências eram todas de madeira rústica. Somente agora a prefeitura começou a substituir a madeira por alvenaria. Fica no bairro Nova Porto Velho, habitado basicamente por trabalhadores braçais, de serrarias, prestadores de serviços, pequenos comerciantes e pessoas sem emprego fixo. Mas nem tudo isso a impediu de ser a representante do município como possuidora dos melhores talentos. Foi também uma das que se destacaram no avanço do IDEB, o índice do Ministério da Educação que mede a qualidade do ensino em todas as escolas. 

Por mais essa vitória a escola irá receber um laboratório de informática completo com dez computadores, impressora e uma biblioteca com muitos volumes atualizados. A aluna e a professora receberão note-books. 

A professora Luana Naira Araújo, sua orientadora, é pedagoga pela Universidade do Vale do Acaraú/Campina Grande/PB e está se formando em letras pela ULBRA. É professora municipal em Buritis. Ela diz que não vai parar de estudar tão cedo. É uma entusiasta e amante da língua portuguesa. Com mais essa vitória ela se sente orgulhosa da sua profissão de educadora.

Fonte: Arnaldo da Silva   

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)