Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Aluna de Buritis é destaque nacional nas olimpíadas de língua portuguesa



A aluna Fernanda Cristina dos Santos, da 5ª série do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Eugênio Marcílio, de Buritis, venceu seguidamente todas as etapas a que foi submetida ao participar das Olimpíadas da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, organizada pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. 

Aluna de Buritis é destaque nacional nas olimpíadas de língua portuguesa - Gente de Opinião
A aluna Fernanda Cristina dos Santos e sua professora Alana Naira Araújo, da Escola Municipal Pedro Eugênio Marcílio, de Buritis, premiadas pela participação nas olimpíadas da língua portuguesa – Escrevendo o Futuro.


Segundo informou a professora, orientadora e acompanhante da aluna, a pedagoga Luana Naira de Araújo Costa, Fernanda Cristina escreveu uma poesia que fala da sua cidade, do seu ambiente de vivência, como determina o regimento do concurso. Após ser vencedora na fase municipal ganhou a fase estadual em Porto Velho, ganhou a fase regional em Belém/PA e agora está em Brasília concorrendo na fase final, a fase nacional, com colegas de todo o Brasil e que mesmo não obtendo o primeiro lugar, já lhe está assegurado o segundo lugar com a medalha de prata. 

Fernanda contou que sua vida escolar até vir para a cidade foi muito tumultuada, pois seus pais, agricultores sem terra, sempre viveram na zona rural. Mudavam-se constantemente de lugar em busca de trabalho, o que a fez perder seguidos anos letivos. Teve também alguns problemas de saúde que a ajudaram também no seu atraso escolar em relação à sua idade. Mas ela nunca deixou de ler e sempre gostou de estudar e escrever. Quando surgiu esse concurso em que sua escola foi inscrita para participar sua professora Luana incentivou todos os alunos a escrever uma poesia ou uma prosa para concorrer. A sua poesia foi escolhida. Passou como a melhor entre as escolas do município e daí pra frente foi só vitórias! 

A Escola Municipal Pedro Eugênio Marcílio é hoje uma das mais carentes da cidade. Até pouco tempo atrás suas dez salas de aula e dependências eram todas de madeira rústica. Somente agora a prefeitura começou a substituir a madeira por alvenaria. Fica no bairro Nova Porto Velho, habitado basicamente por trabalhadores braçais, de serrarias, prestadores de serviços, pequenos comerciantes e pessoas sem emprego fixo. Mas nem tudo isso a impediu de ser a representante do município como possuidora dos melhores talentos. Foi também uma das que se destacaram no avanço do IDEB, o índice do Ministério da Educação que mede a qualidade do ensino em todas as escolas. 

Por mais essa vitória a escola irá receber um laboratório de informática completo com dez computadores, impressora e uma biblioteca com muitos volumes atualizados. A aluna e a professora receberão note-books. 

A professora Luana Naira Araújo, sua orientadora, é pedagoga pela Universidade do Vale do Acaraú/Campina Grande/PB e está se formando em letras pela ULBRA. É professora municipal em Buritis. Ela diz que não vai parar de estudar tão cedo. É uma entusiasta e amante da língua portuguesa. Com mais essa vitória ela se sente orgulhosa da sua profissão de educadora.

Fonte: Arnaldo da Silva   

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)