Quinta-feira, 18 de junho de 2009 - 15h58
O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) informou nesta quinta-feira (18) ao prefeito do município de Alta Floresta, Daniel Deina (PTN), a possibilidade de incluir a aquisição de veículo para o transporte escolar para as comunidades indígenas, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O ônibus foi uma reivindicação das lideranças indígenas locais que pedem o transporte escolar dos curumins.
Para ter acesso ao fundo educacional, lembrou Valverde, é preciso que a prefeitura elabore um projeto especifico e o cadastre no sistema de convênios (SISCONV). Porém, o parlamentar se colocou à disposição do município para dialogar com o MEC para liberar os recursos.
Ao sermos procurado por lideranças indígenas locais que nos solicitaram recursos para aquisição de veículo para o transporte escolar dos curumins, me coloquei à disposição para ser o interlocutor da proposta junto ao Ministério da Educação. Mas antes, a prefeitura precisará elaborar o projeto, completou o parlamentar.
Sanção Presidencial_ Foi sancionada nesta terça-feira (16) a Lei nº 11.947, que garante o transporte e alimentação escolar para a educação básica de jovens e adultos, incluindo também, os residentes na área rural. Com a nova lei, o orçamento para o transporte escolar passou de R$ 300 milhões para cerca de R$ 400 milhões. O programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também foi reforçado, serão 30 mil escolas a mais recebendo dinheiro direto na sua conta, com um atendimento total de 180 mil instituições de ensino.
Quanto à alimentação, lembrou Valverde, agora estados e municípios devem usar 30% dos recursos repassados à alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar, o que vai significar que 30% do orçamento da merenda têm obrigatoriamente de ser destinados à compra da agricultura familiar.
Essa medida vai dinamizar a economia local e permitir que o recurso circule na própria comunidade, estimulando o crescimento econômico dos municípios, concluiu.
Fonte: Leila Denise
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)