Quinta-feira, 18 de junho de 2009 - 15h58
O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) informou nesta quinta-feira (18) ao prefeito do município de Alta Floresta, Daniel Deina (PTN), a possibilidade de incluir a aquisição de veículo para o transporte escolar para as comunidades indígenas, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O ônibus foi uma reivindicação das lideranças indígenas locais que pedem o transporte escolar dos curumins.
Para ter acesso ao fundo educacional, lembrou Valverde, é preciso que a prefeitura elabore um projeto especifico e o cadastre no sistema de convênios (SISCONV). Porém, o parlamentar se colocou à disposição do município para dialogar com o MEC para liberar os recursos.
Ao sermos procurado por lideranças indígenas locais que nos solicitaram recursos para aquisição de veículo para o transporte escolar dos curumins, me coloquei à disposição para ser o interlocutor da proposta junto ao Ministério da Educação. Mas antes, a prefeitura precisará elaborar o projeto, completou o parlamentar.
Sanção Presidencial_ Foi sancionada nesta terça-feira (16) a Lei nº 11.947, que garante o transporte e alimentação escolar para a educação básica de jovens e adultos, incluindo também, os residentes na área rural. Com a nova lei, o orçamento para o transporte escolar passou de R$ 300 milhões para cerca de R$ 400 milhões. O programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também foi reforçado, serão 30 mil escolas a mais recebendo dinheiro direto na sua conta, com um atendimento total de 180 mil instituições de ensino.
Quanto à alimentação, lembrou Valverde, agora estados e municípios devem usar 30% dos recursos repassados à alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar, o que vai significar que 30% do orçamento da merenda têm obrigatoriamente de ser destinados à compra da agricultura familiar.
Essa medida vai dinamizar a economia local e permitir que o recurso circule na própria comunidade, estimulando o crescimento econômico dos municípios, concluiu.
Fonte: Leila Denise
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)