Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Águas do Apertadinho não representam mais perigo


Mesmo sem muito risco de haver vítimas, o corpo de bombeiros de Vilhena e o Hospital Municipal continuarão em alerta durante toda a noite

A reportagem do vilhenaagora esteve visitando a usina do apertadinho no início da noite de hoje, acompanhando autoridades do município. Segundo uma equipe de funcionários da Cebel e o Corpo de Bombeiros de Vilhena, a situação está sob controle.

O rompimento da barragem ocorreu na vazante, as 13h45 de hoje. A usina tinha um reservatório que alagava uma área de cerca de 250 alqueires (cerca de 50 milhões de metros cúbicos de água). Com o rompimento, essa água se espalhou no vale do rio e já não representa perigo. Segundo a repórter da Rede TV de Vilhena, Raquel Gonçalves, pescadores que estavam às margens do rio, as 197h ( mais de cinco horas depois do rompimento) - 30 km depois da usina, em São Lourenço - não viram nenhuma mudança no volume de água do rio.

Segundo o Sargento do Corpo de Bombeiros de Vilhena, Eron Texon, que esteve no local, a situação está sob controle. Quanto aos funcionários que estavam isolados, estão sendo retirados pela BR 174, onde existe um acesso.

Estiveram no local o vice-prefeito de Vilhena, Jandir Ferreira, o Secretário de Obras, Cabo João, o Secretário de Terras, Pastor Campos e o Secretário de Coordenação Geral, Vítor Paniágua. Eles foram verificar in loco o acontecimento e oferecer apoio aos funcionários.

Com a notícia do rompimento da barragem, a prefeitura de Vilhena colocou em estado de alerta toda a equipe do pronto socorro do Hospital Público – médicos e enfermeiras - além de e ambulâncias.

A notícia - A barragem principal da Usina de Apertadinho que está sendo construída no Rio Melgaço, próximo ao Ávila, em Vilhena, rompeu na tarde desta quarta-feira. Segundo informações a quantidade de água e terra é muita, e uma das preocupações são as propriedades rurais, localizadas às margens do rio, onde é intensa a criação de gado.

Ainda não é possível saber as causas do rompimento. “Um trator de esteira desapareceu com a força da água. Ainda não sabemos se existem vítima fatais”, disseram trabalhadores.

O Corpo de Bombeiros foi chamado e informou que existem cerca de 70 pessoas ilhadas no local e o trabalho agora é para o resgate delas. “Não temos vítimas até o momento. A água está seguindo no sentido de Pimenta Bueno”, disseram.

A única certeza até o momento é que o empreendimento que estava sendo feito por um consórcio chamado de Consórcio Construtora Vilhena, parceria das empresas de engenharia Chain e It, está comprometido. A obra estava na fase final e era orçada em mais de R$ 200 milhões e forneceria energia para a cidade de Vilhena e região.

Fonte: Vilhenaagora

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)