Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Agroindústrias no sul do País empolgam produtores de RO


O grupo com mais de 30 pequenos produtores rurais rondonienses estão retornando impressionados com o que vivenciaram na prática, conhecendo o funcionamento das agroindústrias do sul do País. Eles concluíram, na última quinta-feira (1º), uma visita para troca de experiências e conhecimentos com os produtores do sul do país, na área de produção, comercialização, geração de empregos e rendas.

No município de Capanema (PR), incrustado na divisa do Brasil com Argentina, vivem 18 mil habitantes, sendo 40% deles, moradores na área rural que trabalham e produzem em pequenas propriedades, desfrutando de ótima qualidade de vida, com todo conforto dos tempos modernos e sem agredir o meio-ambiente. E a Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi) é a base de sustentação da economia para essas famílias, com mais de cinco mil associados.

Sincronizados

O destaque para o sucesso na produção e vida saudável dos produtores rurais de Capanema e toda a região sudeste do Paraná está na sintonia e transparência entre os agentes envolvidos no sistema produtivo. A EMATER desempenha um papel importantíssimo neste processo, funcionando como elo entre prefeituras, produtores rurais, cooperativas e associações, bem como prestando assistência técnica e extensão rural.

Ivo Antônio Vial, vice-presidente da Coopafi, à sombra de um vasto pé cinamomo e as margens do rio Iguaçu, esclarece aos produtores rurais rondonienses que o sucesso das parcerias tem dado certo porque as prefeituras repassam, em dia e sem muita burocracia, os recursos do governo federal para aquisição da alimentação escolar.

Vial disse que “em Rondônia, com pequenas adaptações para a realidade local, vocês podem colocar em prática com sucesso um sistema produtivo semelhante ao nosso”. Ele comentou que conhece o trabalho do secretário de Agricultura e Pecuária de Rondônia, Anselmo de Jesus, no período em que fora deputado federal, e parabenizou Mary Terezinha Braganhol – secretária de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC/Ariquemes) – pelo empenho e a iniciativa dessa troca de experiências.

Como funciona

Estabelecidos em pequenas áreas rurais, entre um e cinco alqueires, com uma produção diversificada que vai do peixe em cativeiro aos frangos semi confinados, que são comercializados nas feiras livres e nos mercados próprios dos agricultores familiares; passando pelos embutidos de suínos, laticínios e fruticultura, cachaça e açúcar mascavo; o pequeno produtor rural mantem uma renda mensal permanente.

O que não é industrializado no local de produção, é repassado para a Cooperativa, que embala dentro de todas as normas técnicas exigidas, repassando para as escolas e estabelecimentos comerciais.

“A própria cooperativa se encarrega com o pagamento aos produtores rurais e de centavinho em centavinho, todos ganham o ano inteiro”, afirma Ivo Antônio Vial.

Essa realidade pode ser constatada na propriedade de quatro alqueires de Celso Prediguer que, além de leite, suínos, carneiros e frangos, cultiva uma lavoura de milho consorciada com batata doce e mandioca.

Sem uso de agrotóxicos, Prediguer ainda mantêm um parreiral de pequeno porte, cultivando uvas das espécies Violetas, Niágara, Bordô e Isabel. Sua agroindústria gera polpa, vinho, suco, chimia, vinagre e grapa, um aperitivo saboreado em festas requintadas no Brasil e Europa.

Entusiasmados

Sérgio Batista de Moura, de Nova União (RO), produtor de milho, mandioca, arroz, frango e suínos para subsistência em uma área de 8 alqueires, dizia entusiasmado e fazendo coro com os demais visitantes, “depois desta experiência, a nossa vida no campo terá tudo para mudar o rumo da Agricultura Familiar em nosso Estado”.

Os produtores rondonienses, apesar do cansaço e da estafa de uma longa viagem com mais de três mil quilômetros, não esqueceram e lembraram o apoio do governador de Rondônia, Confúcio Moura, do prefeito de Ariquemes, José Márcio Londe Raposo e do SEBRAE.

Fonte: José Luiz Alves – Decom/Seagri
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)