Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Agroindústrias no sul do País empolgam produtores de RO


O grupo com mais de 30 pequenos produtores rurais rondonienses estão retornando impressionados com o que vivenciaram na prática, conhecendo o funcionamento das agroindústrias do sul do País. Eles concluíram, na última quinta-feira (1º), uma visita para troca de experiências e conhecimentos com os produtores do sul do país, na área de produção, comercialização, geração de empregos e rendas.

No município de Capanema (PR), incrustado na divisa do Brasil com Argentina, vivem 18 mil habitantes, sendo 40% deles, moradores na área rural que trabalham e produzem em pequenas propriedades, desfrutando de ótima qualidade de vida, com todo conforto dos tempos modernos e sem agredir o meio-ambiente. E a Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi) é a base de sustentação da economia para essas famílias, com mais de cinco mil associados.

Sincronizados

O destaque para o sucesso na produção e vida saudável dos produtores rurais de Capanema e toda a região sudeste do Paraná está na sintonia e transparência entre os agentes envolvidos no sistema produtivo. A EMATER desempenha um papel importantíssimo neste processo, funcionando como elo entre prefeituras, produtores rurais, cooperativas e associações, bem como prestando assistência técnica e extensão rural.

Ivo Antônio Vial, vice-presidente da Coopafi, à sombra de um vasto pé cinamomo e as margens do rio Iguaçu, esclarece aos produtores rurais rondonienses que o sucesso das parcerias tem dado certo porque as prefeituras repassam, em dia e sem muita burocracia, os recursos do governo federal para aquisição da alimentação escolar.

Vial disse que “em Rondônia, com pequenas adaptações para a realidade local, vocês podem colocar em prática com sucesso um sistema produtivo semelhante ao nosso”. Ele comentou que conhece o trabalho do secretário de Agricultura e Pecuária de Rondônia, Anselmo de Jesus, no período em que fora deputado federal, e parabenizou Mary Terezinha Braganhol – secretária de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC/Ariquemes) – pelo empenho e a iniciativa dessa troca de experiências.

Como funciona

Estabelecidos em pequenas áreas rurais, entre um e cinco alqueires, com uma produção diversificada que vai do peixe em cativeiro aos frangos semi confinados, que são comercializados nas feiras livres e nos mercados próprios dos agricultores familiares; passando pelos embutidos de suínos, laticínios e fruticultura, cachaça e açúcar mascavo; o pequeno produtor rural mantem uma renda mensal permanente.

O que não é industrializado no local de produção, é repassado para a Cooperativa, que embala dentro de todas as normas técnicas exigidas, repassando para as escolas e estabelecimentos comerciais.

“A própria cooperativa se encarrega com o pagamento aos produtores rurais e de centavinho em centavinho, todos ganham o ano inteiro”, afirma Ivo Antônio Vial.

Essa realidade pode ser constatada na propriedade de quatro alqueires de Celso Prediguer que, além de leite, suínos, carneiros e frangos, cultiva uma lavoura de milho consorciada com batata doce e mandioca.

Sem uso de agrotóxicos, Prediguer ainda mantêm um parreiral de pequeno porte, cultivando uvas das espécies Violetas, Niágara, Bordô e Isabel. Sua agroindústria gera polpa, vinho, suco, chimia, vinagre e grapa, um aperitivo saboreado em festas requintadas no Brasil e Europa.

Entusiasmados

Sérgio Batista de Moura, de Nova União (RO), produtor de milho, mandioca, arroz, frango e suínos para subsistência em uma área de 8 alqueires, dizia entusiasmado e fazendo coro com os demais visitantes, “depois desta experiência, a nossa vida no campo terá tudo para mudar o rumo da Agricultura Familiar em nosso Estado”.

Os produtores rondonienses, apesar do cansaço e da estafa de uma longa viagem com mais de três mil quilômetros, não esqueceram e lembraram o apoio do governador de Rondônia, Confúcio Moura, do prefeito de Ariquemes, José Márcio Londe Raposo e do SEBRAE.

Fonte: José Luiz Alves – Decom/Seagri
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç