Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Agroindústrias e artesanato se destacam na ExpoVarejo

Evento chega em 2019 à sua terceira edição com dezenas de expositores de vários segmentos


Agroindústrias e artesanato se destacam na ExpoVarejo - Gente de Opinião

Baseada em um modelo de negócios que une empresários, atrações culturais, agroindústrias e artesanato, a ExpoVarejo se consolida como um dos principais eventos de venda direta de produtos de Rondônia. Além disso, se torna num ambiente favorável aos donos de pequenos empreendimentos. O Sebrae em Rondônia esteve presente no evento apoiando a iniciativa e estimulando a geração de negócios. A feira foi realizada no último fim de semana em Ariquemes (de 3 a 5) e os organizadores estimam que os 60 expositores faturaram algo em torno de R$ 1,5 milhão.

 

Nesta edição da ExpoVarejo, 14 agroindústrias levaram seus produtos e venderam praticamente todo estoque. Doces, queijos, licores, iogurtes, embutidos e uma infinidade de produtos puderam ser degustados pelos visitantes.

 

O agricultor José Duque de Oliveira e sua esposa Emili Carmilita de Oliveira, ambos trabalham com a produção de iogurte e fizeram bons negócios na feira. “Eventos como este tornam nosso produto conhecido e a gente sempre faz bons negócios”, destaca Duque.

 

Outro setor bastante visitado na ExpoVarejo foi a área do artesanato. “A gente busca a valorização do nosso trabalho e em feiras como a ExpoVarejo conseguimos ter destaque, pois são muitas pessoas que vêm para o evento e acabam conhecendo um pouco mais da nossa arte”, destaca Jane Carvalho, que customiza bonés com bordados e aplicação de adereços.

 

Para o Sebrae, a ExpoVarejo é sinônimo de oportunidades. “Aqui colocamos frente a frente consumidores e empresas. Cada empresário, dono de agroindústria ou artesão aproveita da melhor forma essa dinâmica”, acrescenta o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia Daniel Pereira.

 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Francisco Hidalgo Farina, lembra que esta época do ano é de renovação de estoques para muitos lojistas. “As lojas de confecções e calçados aproveitam para vender produtos que estão em seus estoques, e, com esses recursos, acabam adquirindo novos produtos e renovando suas expectativas para o fim de ano”, lembra. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)