Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 - 17h19
O auditório da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semagri), foi palco de discussão para os produtores rurais de Ji-Paraná nesta terça-feira (15). O evento reuniu representantes de 18 associações, cooperativas e agricultores.
A reunião foi mobilizada pela Semagri em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que esclarece através de palestras sobre o Funrural.Um tema relativo à contribuição exigida pelo INSS, incidente sobre o resultado da comercialização da produção rural, que vem criando grande polêmica entre os contribuintes.
A palestra foi ministrada pelo advogado Marx Rolim, de Porto Velho e pelo presidente do Senar Francisco Aroldo.
O Funrural ou Contribuição Social Rural é uma contribuição social destinada a custear a seguridade (INSS) geral. Este tributo é cobrado sobre o resultado bruto da comercialização rural (de 2,3% a 2,85%) e descontado, pelo adquirente da produção, no momento da venda. A mesma guia do recolhimento da previdência social (GPS) do Funrural (2,%), comporta ainda 0,1 % do Riscos Ambientais do Trabalho(RAT) e 0,2% do Senar.
Segundo o diretor de cooperativismo da Semagri, Pedro Dalapicola, é importante que os produtores rurais se informem nos órgão competentes ante de tomar alguma atitude em relação ao Funrural. As orientações também estão sendo repassadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Fetagro, Semagri, Emater, Senar entre outros órgão ligados a agricultura.
Fonte: Ascom
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo
A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade
O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade
Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira
A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)