Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Agentes indígenas capacitados pela Funasa


Capacitados pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), 105 agentes indígenas de saneamento (Aisan) contratados pela Funasa estão desenvolvendo ações em saúde, nas suas aldeias.

Estes agentes trabalham para melhorar a qualidade de vida nas aldeias, identificando e solucionando problemas relacionados a doenças causadas pela falta de saneamento básico. Eles atuam em parceria com os profissionais de saúde da Core-RO.

Os Aisans desempenham nas aldeias, atividades como: operação dos sistemas de abastecimento de água, utilizada na higiene e consumo; manutenção dos sistemas de esgoto; orientação do uso dos módulos sanitários individuais; levantamentos cadastrais; ações de educação em saúde e ambiental, entre outras.

Para se tornar um Aisan o indígena deve ser escolhido pela comunidade e capacitado pela Funasa. O curso tem carga horária de 280 horas divididas entre sala de aula, atividades práticas e visitas a instituições que desenvolvem atividades relacionadas ao saneamento ambiental.

Segundo o coordenador do curso de formação do Aisan, Carlos Maurício Dal Ponte, a previsão é que em julho deste ano, novas turmas devem iniciar a formação. Os agentes já capacitados estão atuando nas aldeias localizadas nos municípios de Alta floresta, Aripuanã, Cacoal, Comodoro, Chupinguaia, Guajará-Mirim, Humaitá, Jarú, Ji-Paraná, Juina, Porto Velho e Vilhena.

A Funasa atende atualmente

A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia presta atendimento de saúde a uma população de 13.662 índios, distribuídos em 244 aldeias localizadas em Rondônia, no sul do Amazonas e no norte do Mato Grosso. A estrutura de atendimento é composta de dois Distritos Sanitário Especial Indígena (Porto Velho e Cacoal), nove Pólos Base (Alta Floresta, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Humaitá, Jaru, Cacoal, Vilhena, Juína e Aripuanã) e oito Casas de Apoio a Saúde do Índio (Cacoal, Vilhena, Aripuanã, Juína, Ji-Paraná, Guajrá-Mirim, Porto Velho e Humaitá).

Fonte: Júlio Aires
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo

A Prefeitura de Porto Velho realizou, na tarde desta segunda-feira (10), uma coletiva de imprensa para apresentar as ações na gestão dos resíduos sóli

Porto Velho apresenta avanços e assume protagonismo na COP30

Porto Velho apresenta avanços e assume protagonismo na COP30

A Prefeitura de Porto Velho marcará presença na COP30, em Belém (PA), entre os dias 11 e 15 de novembro, consolidando um momento histórico para a ca

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)