Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

AFTOSA: Foco no Paraguai põe Rondônia em alerta


O presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique de Lima Borges, disse que teve quer reforçar a quantidade de técnicos nos plantões nos postos de fiscalização, além de enviar mais equipamentos e materiais para o local. “Deslocamos técnicos de outras localidades e disponibilizamos um trailer para dar suporte a equipe, além de vários itens de apoio às atividades de fiscalização”, explica o presidente.

Todos os estados brasileiros estão em estado de alerta, pois foi distribuído há uma semana para os países membros do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP) um relatório que aponta as falhas estruturais e faz recomendações para uma revisão completa do programa de combate à febre aftosa do Paraguai. O documento, que ainda não é público, foi elaborado a partir de uma missão de técnicos dos governos que integram o órgão coordenado pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), realizada entre os dias 1º e 10 de dezembro no país vizinho.

As conclusões mostram a necessidade de fiscalização mais rigorosa do serviço veterinário na aplicação efetiva da imunização do rebanho, problemas na manutenção da qualidade da vacina, falhas no controle do trânsito de animais e cadastro incompleto das propriedades no Paraguai.

“O problema não ocorre em um país que faz divisa com Rondônia, contudo o vírus tem um poder propagação muito grande. Por isso, os cuidados em adotar medidas preventivas. Vamos intensificar a vigilância na fronteira, fiscalizar ainda mais o trânsito de animais e estamos em contato muito próximo com Ministério da Agricultura, monitorando os acontecimentos”, informou Borges.

Agência Idaron reforçou a quantidade de técnicos nos plantões nos postos de fiscalização e esta pronta para tomar medidas sanitárias que eventualmente forem exigidas.

Fiscalização no Posto de Vilhena

Endereço: BR 364, km 02, saída para Cuiabá. Divisa com o MT
Telefone: (69) 3321-4415 / 5743
Horário: Dia todo

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam