Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ACIJIP convoca reunião com Secretaria da Saúde sobre 'Dengue'



Na ocasião o secretário convidou a classe empresarial para se fazer presente na reunião do COSEMS que acontecerá no dia 22 de janeiro na Câmara Municipal de Ji-Paraná, as 8horas.

Em decorrência da preocupação de toda a classe empresarial, sobre o aumento expressivo de casos e suspeitas de Dengue, esteve presente nessa quarta-feira (13), na sede da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), a convite de seu presidente, Marcito Pinto, o secretário municipal de saúde, José Batista da Silva, para esclarecer a real situação dos fatos.

Segundo informações do secretário, durante todo o ano de 2009 foi feito um trabalho de combate intensivo prevendo um ano atípico com períodos de chuvas constantes na região. “Caminhões foram contratados para fazer o recolhimento de pneus e lixos, até mesmo dentro dos quintais das próprias casas. Entretanto, ainda assim não foi suficiente devido à falta de comprometimento por parte da sociedade. Acabar com os entulhos nos terrenos baldios em diversos bairros da cidade, e inclusive no centro, ainda é o grande desafio”, ressaltou.

Em torno de 15 a 20% dos focos, são encontrados em empresas e a intensificação dos trabalhos de visitas acontece de dezembro a março. São em média, 46 mil imóveis na cidade de Ji-Paraná. Além dos casos dentro das próprias famílias, o impacto da dengue na mão de obra da indústria e do comércio da cidade tem sido preocupante para a classe empresarial. O presidente da ACIJIP se colocou a disposição de toda a equipe para mobilizações sobre a prevenção. “Pedimos gentilmente o comprometimento de nossos associados para que façam reuniões com seus funcionários no sentido de conscientizar sobre a importância da prevenção. A ACIJIP se coloca a disposição para disponibilizar o material informativo e ainda agendar palestrantes para estarem orientando nesses encontros”, acrescentou.

No entanto, comparado aos outros municípios de Rondônia, Ji-Paraná se encontra com um número bem baixo de casos confirmados, apontando no ano anterior conforme divulgado pela Agência de Vigilância Sanitária (Angevisa), 724 casos. “O problema é que as ações têm sido realizadas individualmente, em cada município, e para a proporção que a doença tomou no Estado a falha está na falta de envolvimento tanto do Governo Federal quanto do Estado com Prefeitura. O que se tem atualmente é apenas a participação do município, que trabalha com recursos próprios”, afirmou José Batista.

Reunião COSEMS

Frente a essa condição, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) convocou uma reunião com os representantes dos 52 municípios para discutir ações e encaminhar para Brasília. “O encontro acontecerá no dia 22 de janeiro na Câmara Municipal, as 8horas, e toda a sociedade está convidada a participar. A idéia é integrar os governos e todas cidades com as ações do Ministério da Saúde, trazendo seus técnicos capacitados para analisar mostras com equipamentos de eficiência e assim dar solução a esta situação. Com a proximidade dos meses de fevereiro e março, considerados críticos pelas projeções de chuvas, as ações são de urgência e emergência”, alertou Batista.. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)