Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

30 anos da Constituição Federal é o tema de II Seminário da DPE-RO no interior


30 anos da Constituição Federal é o tema de II Seminário da DPE-RO no interior - Gente de Opinião

 “30 anos da Constituição Federal: Temos o que comemorar”? Esta é a indagação que norteará as palestras do II Seminário da Defensoria Pública no Interior, que será realizado no próximo dia 01 de novembro, em Ji-Paraná, dando continuidade à série de seminários realizados pela Defensoria Pública de Rondônia no interior do Estado. O primeiro foi em Cacoal (relembre).

Para debater assuntos relativos à lei fundamental e suprema do nosso país, quatro palestrantes foram escalados para realizar suas exposições, das 19h às 22h, no auditório do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), Avenida Engenheiro Manfredo Barata Almeida da Fonseca, nº 762, Jardim Aurelio Bernardi.

Os Defensores Públicos Gilberto Leite Campelo, Lívia Carvalho Cantadori Iglesias e Roberson Bertone de Jesus serão os representantes da DPE-RO que palestrarão durante o evento. Convidado pela instituição, o quarto palestrante será o Professor Dr. Oscar Francisco Alves Junior, do Curso de Direito da Ceulji/Ulbra.

“Os seminários no interior são um compromisso da gestão da DPE-RO de ultrapassar os limites de Porto Velho, e estender a todo o Estado de Rondônia essas ações que proporcionam o debate intelectual e a formação crítica e técnica de estudantes e operadores do Direito”, comenta o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima.

“Fizemos em Cacoal e agora realizaremos em Ji-Paraná, reforçando o compromisso de atingir as mais variadas localidades, uma vez que mantemos também Núcleos da DPE-RO nas Comarcas do Interior do Estado”, comenta Marcus Edson.

“É uma oportunidade para o debate e a exposição de ideias por meio de uma visão crítica sobre estas três décadas de Direito Brasileiro regido pela Constituição Federal de 1988. Será que estamos caminhando conjuntamente com o que está estabelecido em nossa Carta Magna? A Constituição como está expressa ainda carece de ajustes, ou precisamos que seja mais levada a sério? Estes apontamentos nos guiarão em meio às palestras da noite do dia 01 de novembro”, afirma o Diretor do Centro de Estudos da DPE-RO, Defensor Público Gilberto Leite Campelo.

Como participar?

O evento será coordenado pelo Centro de Estudos da DPE-RO e conta com o apoio da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro). A entrada equivale a doação de 1 quilo de alimento não perecível a ser entregue no dia do evento. O aluno que participar terá certificado de três horas. (Enviado por e-mail aos inscritos em até 15 dias).

As inscrições serão realizadas online e serão abertas ao público em geral no dia 19 de outubro. Acesse o link aqui.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)