Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

2010 será o ano da 'explosão' em queimadas no sul da Amazônia



Daniel Panobianco - A forte frente fria que provocou quase 400 milímetros de chuva no Rio de Janeiro nas últimas 48 horas veio acompanhada de um sistema de alta pressão que, embora marítimo, por ser muito forte, conseguiu penetrar no interior do continente atingindo o sul de Rondônia provocando o primeiro fenômeno da friagem do ano. 

Em Vilhena, a quarta-feira amanheceu com sensação de frio devido aos ventos moderados e a temperatura mínima, que chegou aos 17,9°C entre as 5 e 6 horas (local), na estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Nas demais cidades rondonienses, o vento mudou para o quadrante sul, mas a temperatura em si não caiu a valores significativos. 

Até o final de semana, a frente fria vai alcançar o Estado de Pernambuco, algo também bastante raro, principalmente nesta época do ano e em Rondônia, a queda de temperatura nas madrugadas ocorrerá por fatores radioativos, ou seja, o calor acumulado na superfície do solo durante o dia é rapidamente liberado para a atmosfera, pela ausência de nuvens e pela baixa umidade relativa do ar. No Cone Sul, além de mínimas mais baixas a partir de agora, os dias poderão começar com densos bancos de nevoeiro, o que redobra a atenção nas estradas e prejudica muito o tráfego aéreo. 


2010 será o ano da "explosão" em queimadas no sul da Amazônia

A frente fria que chegou ao Estado de Rondônia não é motivo para comemoração; Muito pelo contrário, de grande preocupação. Isso porque, normalmente, as três primeiras friagens que adentram ao sul da Amazônia chegam carregadas de muita umidade e provocam chuvas intensas. Esta veio muito seca e iniciou em definitivo o período de estiagem no sul da Amazônia. 

Com estiagem começando muito mais cedo do que o comum, pode-se dizer que 2010 será o ano da "explosão" em queimadas no sul da Amazônia, principalmente pela umidade relativa do ar ficar cada vez mais baixa e a chuva constante, que caia até uma semana atrás, cessar em definitivo. 

O ano de 2010 que começou com chuva recorde e enchentes em Rondônia, poderá ser lembrado meses adiante pela sufocante fumaça das queimadas que com certeza irá causar grande desconforto.

(Dados: INMET/Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam