Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

2010 será o ano da 'explosão' em queimadas no sul da Amazônia



Daniel Panobianco - A forte frente fria que provocou quase 400 milímetros de chuva no Rio de Janeiro nas últimas 48 horas veio acompanhada de um sistema de alta pressão que, embora marítimo, por ser muito forte, conseguiu penetrar no interior do continente atingindo o sul de Rondônia provocando o primeiro fenômeno da friagem do ano. 

Em Vilhena, a quarta-feira amanheceu com sensação de frio devido aos ventos moderados e a temperatura mínima, que chegou aos 17,9°C entre as 5 e 6 horas (local), na estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Nas demais cidades rondonienses, o vento mudou para o quadrante sul, mas a temperatura em si não caiu a valores significativos. 

Até o final de semana, a frente fria vai alcançar o Estado de Pernambuco, algo também bastante raro, principalmente nesta época do ano e em Rondônia, a queda de temperatura nas madrugadas ocorrerá por fatores radioativos, ou seja, o calor acumulado na superfície do solo durante o dia é rapidamente liberado para a atmosfera, pela ausência de nuvens e pela baixa umidade relativa do ar. No Cone Sul, além de mínimas mais baixas a partir de agora, os dias poderão começar com densos bancos de nevoeiro, o que redobra a atenção nas estradas e prejudica muito o tráfego aéreo. 


2010 será o ano da "explosão" em queimadas no sul da Amazônia

A frente fria que chegou ao Estado de Rondônia não é motivo para comemoração; Muito pelo contrário, de grande preocupação. Isso porque, normalmente, as três primeiras friagens que adentram ao sul da Amazônia chegam carregadas de muita umidade e provocam chuvas intensas. Esta veio muito seca e iniciou em definitivo o período de estiagem no sul da Amazônia. 

Com estiagem começando muito mais cedo do que o comum, pode-se dizer que 2010 será o ano da "explosão" em queimadas no sul da Amazônia, principalmente pela umidade relativa do ar ficar cada vez mais baixa e a chuva constante, que caia até uma semana atrás, cessar em definitivo. 

O ano de 2010 que começou com chuva recorde e enchentes em Rondônia, poderá ser lembrado meses adiante pela sufocante fumaça das queimadas que com certeza irá causar grande desconforto.

(Dados: INMET/Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)