Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

2010 será o ano da 'explosão' em queimadas no sul da Amazônia



Daniel Panobianco - A forte frente fria que provocou quase 400 milímetros de chuva no Rio de Janeiro nas últimas 48 horas veio acompanhada de um sistema de alta pressão que, embora marítimo, por ser muito forte, conseguiu penetrar no interior do continente atingindo o sul de Rondônia provocando o primeiro fenômeno da friagem do ano. 

Em Vilhena, a quarta-feira amanheceu com sensação de frio devido aos ventos moderados e a temperatura mínima, que chegou aos 17,9°C entre as 5 e 6 horas (local), na estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Nas demais cidades rondonienses, o vento mudou para o quadrante sul, mas a temperatura em si não caiu a valores significativos. 

Até o final de semana, a frente fria vai alcançar o Estado de Pernambuco, algo também bastante raro, principalmente nesta época do ano e em Rondônia, a queda de temperatura nas madrugadas ocorrerá por fatores radioativos, ou seja, o calor acumulado na superfície do solo durante o dia é rapidamente liberado para a atmosfera, pela ausência de nuvens e pela baixa umidade relativa do ar. No Cone Sul, além de mínimas mais baixas a partir de agora, os dias poderão começar com densos bancos de nevoeiro, o que redobra a atenção nas estradas e prejudica muito o tráfego aéreo. 


2010 será o ano da "explosão" em queimadas no sul da Amazônia

A frente fria que chegou ao Estado de Rondônia não é motivo para comemoração; Muito pelo contrário, de grande preocupação. Isso porque, normalmente, as três primeiras friagens que adentram ao sul da Amazônia chegam carregadas de muita umidade e provocam chuvas intensas. Esta veio muito seca e iniciou em definitivo o período de estiagem no sul da Amazônia. 

Com estiagem começando muito mais cedo do que o comum, pode-se dizer que 2010 será o ano da "explosão" em queimadas no sul da Amazônia, principalmente pela umidade relativa do ar ficar cada vez mais baixa e a chuva constante, que caia até uma semana atrás, cessar em definitivo. 

O ano de 2010 que começou com chuva recorde e enchentes em Rondônia, poderá ser lembrado meses adiante pela sufocante fumaça das queimadas que com certeza irá causar grande desconforto.

(Dados: INMET/Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)