Segunda-feira, 3 de maio de 2010 - 09h14
O Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Artesão, o deputado Eduardo Valverde (PT), prestigiou no município rondoniense de Cacoal, o I Seminário de Valorização do Artesanato Rondoniense.
O parlamentar que é autor do projeto de Lei 3926/04, que institui o Estatuto do Artesão, disse da grande nnecessidade de se criar mecanismos que promovam a expansão do setor, além de dar garantias aos profissionais que vivem do artesanato.
Para Valverde, “o artesão trabalha com sua alma e mãos, incorporando na peça bruta uma habilidade, um conteúdo de cultura e de sua alma”.
Hoje o artesanato ocupa cerca de 7 milhões de brasileiros e, é responsável por cerca de 2,8% do produto Interno Bruto (PIB), movimentando anualmente R$ 28 bilhões.
Eduardo Valverde afirma que a aprovação do projeto vai garantir proteção aos artesãos, estimular a sua qualificação profissional e permitir medidas positiva como a criação de linhas de crédito para o fomento das atividades artesanais.
Tramitando na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço da Câmara dos Deputados, o projeto prevê um conjunto de normas para estimular a formalização da atividade artesanal, e ainda cria registros para o artesão, para a unidade produtora de artesanato e para os produtos artesanais, e autoriza o Poder Executivo a criar o Serviço Brasileiro de Apoio ao Artesanato Brasileiro.
Além do Estatuto do Artesão, Valverde aproveitou para estimular a formalização dos artesões, por meio da lei do Microempreendedor Individual (MEI).
O MEI, permite hoje, que os pequenos e médios empreendedores saiam da informalidade e passem a contar com crédito para ampliarem seus negócios, criando um ciclo positivo, de emprego e renda. Além disso, há inúmeras facilidades, pois a lei do microempreendedor tem buscado desburocratizar todo o processo de abertura de firmas.
“ Com o MEI foi possível que colocar na cidadania milhões de brasileiros que estavam invisíveis para o governo e para as políticas públicas, por trabalharem na informalidade”, disse , Valverde.
Ele lembrou, ainda, que o com a lei do MEI, houve simplificação e redução da carga de impostos (recolhimento único dos os tributos federais, estaduais e municipais), a inclusão previdenciária, com acesso à maioria dos benefícios previdenciários existentes.
Fonte: Leila Brito
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade
A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)