Segunda-feira, 3 de maio de 2010 - 09h14
O Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Artesão, o deputado Eduardo Valverde (PT), prestigiou no município rondoniense de Cacoal, o I Seminário de Valorização do Artesanato Rondoniense.
O parlamentar que é autor do projeto de Lei 3926/04, que institui o Estatuto do Artesão, disse da grande nnecessidade de se criar mecanismos que promovam a expansão do setor, além de dar garantias aos profissionais que vivem do artesanato.
Para Valverde, “o artesão trabalha com sua alma e mãos, incorporando na peça bruta uma habilidade, um conteúdo de cultura e de sua alma”.
Hoje o artesanato ocupa cerca de 7 milhões de brasileiros e, é responsável por cerca de 2,8% do produto Interno Bruto (PIB), movimentando anualmente R$ 28 bilhões.
Eduardo Valverde afirma que a aprovação do projeto vai garantir proteção aos artesãos, estimular a sua qualificação profissional e permitir medidas positiva como a criação de linhas de crédito para o fomento das atividades artesanais.
Tramitando na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço da Câmara dos Deputados, o projeto prevê um conjunto de normas para estimular a formalização da atividade artesanal, e ainda cria registros para o artesão, para a unidade produtora de artesanato e para os produtos artesanais, e autoriza o Poder Executivo a criar o Serviço Brasileiro de Apoio ao Artesanato Brasileiro.
Além do Estatuto do Artesão, Valverde aproveitou para estimular a formalização dos artesões, por meio da lei do Microempreendedor Individual (MEI).
O MEI, permite hoje, que os pequenos e médios empreendedores saiam da informalidade e passem a contar com crédito para ampliarem seus negócios, criando um ciclo positivo, de emprego e renda. Além disso, há inúmeras facilidades, pois a lei do microempreendedor tem buscado desburocratizar todo o processo de abertura de firmas.
“ Com o MEI foi possível que colocar na cidadania milhões de brasileiros que estavam invisíveis para o governo e para as políticas públicas, por trabalharem na informalidade”, disse , Valverde.
Ele lembrou, ainda, que o com a lei do MEI, houve simplificação e redução da carga de impostos (recolhimento único dos os tributos federais, estaduais e municipais), a inclusão previdenciária, com acesso à maioria dos benefícios previdenciários existentes.
Fonte: Leila Brito
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)