Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 - 10h52
*Da Agência Brasil
As autoridades do Vietnã alertaram para o risco de propagação do vírus H7N9, da gripe aviária, na fronteira com a China, onde a doença já provocou 22 mortes em 2014, informou a imprensa local.
Tran Duc Phu, chefe do Departamento de Saúde Preventiva do Ministério da Saúde do Vietnã, explicou que várias aves de capoeira (cesto de varas usado para carregá-las) tiveram resultado positivo no teste do H7N9, na província de Guang Xi, que tem 253 quilômetros de fronteira com a província vietnamita de Lang Son.
"A epidemia pode entrar no Vietnã a qualquer momento, já que há grande volume de pessoas e bens, incluindo aves de capoeira, que cruzam a fronteira entre os dois países diariamente", disse ele.
Em nota conjunta com várias agências das Nações Unidas, o ministério confirma o aumento do risco de contágio para humanos e aves e recomenda que sejam evitadas viagens às áreas afetadas.
Apesar do alerta, o Vietnã não registou, até agora, qualquer caso de H7N9. Outro tipo da gripe das aves, o H5N1, já causou pelo menos duas mortes este ano no Vietnã.
*Com informações da Agência Lusa
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)