Porto Velho (RO) terça-feira, 31 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Unasul negocia medidas para baratear medicamentos


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – As parcerias entre os 12 países que integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) são negociadas, inicialmente, nos oito conselhos ministeriais. Há ainda a possibilidade de negociar assuntos específicos em órgãos setorais e em uma secretaria responsável pelo apoio ao Haiti. Os negociadores tentam fechar um acordo para ampliar o prazo da secretaria, que envolve levantamento de recursos e apoio técnico e operacional. O prazo de funcionamento do órgão acaba este ano.

A secretaria para o Haiti foi criada logo após o terremoto de janeiro de 2010, que matou cerca de 202 mil pessoas, destruiu casas e prédios públicos e deixou famílias morando em abrigos provisórios até os dias de hoje. O presidente do Haiti, Michel Martelly, tem reiterado que o apoio da comunidade internacional é fundamental para a reconstrução do país.

As delegações da Unasul negociam também a possibilidade de criar o Banco Sul-Americano de Medicamentos, na tentativa de baratear os custos para os consumidores da região. Também está em discussão a alternativa de aumentar as parcerias para ampliar a área de monitoramento tecnológico a fim de colaborar com as ações de defesa na região.

Durante as discussões há ainda a ideia de desmembrar um dos conselhos em três – educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação, além de criar mais dois - os conselhos Eleitoral, destinado a supervisionar as eleições, e de Segurança Cidadã e Justiça. O Conselho de Segurança Cidadã e Justiça vai ser responsável, principalmente, pelas ações de combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas.

Atualmente os oito conselhos em funcionamento são nas áreas de energia, saúde, defesa, planejamento e infraestrutura, desenvolvimento social, combate às drogas, economia e finanças, educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação.

Além dos conselhos que integram a Unasul, também fazem parte órgãos setoriais, como o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, cuja sede fica no Rio de Janeiro, e o Centro de Estudos Estratégicos de Defesa do grupo, sediado em Buenos Aires, na Argentina.

A Unasul é formada pela Bolívia, a Colômbia, o Equador, Peru, a Argentina, o Brasil, Paraguai, Uruguai, a Venezuela, o Chile, a Guiana e o Suriname. São países observadores o Panamá e o México.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia