Porto Velho (RO) quinta-feira, 11 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Unasul negocia medidas para baratear medicamentos


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – As parcerias entre os 12 países que integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) são negociadas, inicialmente, nos oito conselhos ministeriais. Há ainda a possibilidade de negociar assuntos específicos em órgãos setorais e em uma secretaria responsável pelo apoio ao Haiti. Os negociadores tentam fechar um acordo para ampliar o prazo da secretaria, que envolve levantamento de recursos e apoio técnico e operacional. O prazo de funcionamento do órgão acaba este ano.

A secretaria para o Haiti foi criada logo após o terremoto de janeiro de 2010, que matou cerca de 202 mil pessoas, destruiu casas e prédios públicos e deixou famílias morando em abrigos provisórios até os dias de hoje. O presidente do Haiti, Michel Martelly, tem reiterado que o apoio da comunidade internacional é fundamental para a reconstrução do país.

As delegações da Unasul negociam também a possibilidade de criar o Banco Sul-Americano de Medicamentos, na tentativa de baratear os custos para os consumidores da região. Também está em discussão a alternativa de aumentar as parcerias para ampliar a área de monitoramento tecnológico a fim de colaborar com as ações de defesa na região.

Durante as discussões há ainda a ideia de desmembrar um dos conselhos em três – educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação, além de criar mais dois - os conselhos Eleitoral, destinado a supervisionar as eleições, e de Segurança Cidadã e Justiça. O Conselho de Segurança Cidadã e Justiça vai ser responsável, principalmente, pelas ações de combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas.

Atualmente os oito conselhos em funcionamento são nas áreas de energia, saúde, defesa, planejamento e infraestrutura, desenvolvimento social, combate às drogas, economia e finanças, educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação.

Além dos conselhos que integram a Unasul, também fazem parte órgãos setoriais, como o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, cuja sede fica no Rio de Janeiro, e o Centro de Estudos Estratégicos de Defesa do grupo, sediado em Buenos Aires, na Argentina.

A Unasul é formada pela Bolívia, a Colômbia, o Equador, Peru, a Argentina, o Brasil, Paraguai, Uruguai, a Venezuela, o Chile, a Guiana e o Suriname. São países observadores o Panamá e o México.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe