Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 06h03
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – A União Europeia (UE) apoia a decisão do governo do presidente Juan Manuel Santos de buscar um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A chefe da Diplomacia da UE, Catherine Ashton, elogiou a iniciativa ao dizer que é uma "janela de oportunidade única" para acabar com o conflito no país. Há quase meio século os colombianos vivem sob clima de confrontos entre os guerrilheiros e as forças do governo.
Em comunicado divulgado ontem (4), Ashton apelou para que o acordo encerre o conflito armado na Colômbia que, segundo ela, "infligiu dano indescritível ao povo colombiano".
“[As Farc] devem aproveitar o momento para assumir a responsabilidade e demonstrar sinceridade, terminando com os ataques e as violações do direito humanitário internacional", diz o texto. “A oportunidade de construir a paz e dar segurança e prosperidade a todos os colombianos não deve ser desperdiçada".
Ontem, Santos anunciou que o governo colombiano e a guerrilha vão iniciar, em outubro, negociações de paz em Oslo, na Noruega, após terem discutido os termos de um acordo em que se comprometem a acabar com o conflito armado. A segunda etapa das negociações deverá ocorrer em Havana, Cuba.
As negociações foram batizadas de Acordo Geral para o Fim do Conflito e são resultado de seis meses de discussões em Havana, com o apoio dos governos de Cuba e da Noruega, além da Venezuela e do Chile. O acordo estabelece o cumprimento de cinco pontos, como a eliminação de risco de prisão para os cerca de 10 mil guerrilheiros e a reinserção deles na sociedade colombiana.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin