Porto Velho (RO) domingo, 14 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Turistas se orgulham de o Brasil ser o homenageado este ano no maior festival de cultura da Europa


Renata Giraldi
Enviada Especial


Agência Brasil - Bruxelas (Bélgica) - A presidenta Dilma Rousseff desembarcou ontem (2) em Bruxelas, na Bélgica, onde abre o maior festival de artes da Europa – o 23º Europalia – que homenageará o Brasil. Orgulhosos, turistas brasileiros que estão no país contaram à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que sentem a mudança de tratamento dispensado ao Brasil nos mínimos detalhes. Os turistas disseram que a sensação de realização é maior ainda ao pensar que por três meses o Brasil será alvo de atenção nos países europeus.

“O Brasil tem muito o que mostrar. Estamos melhorando em vários aspectos, do econômico ao social, fora isso a nossa cultura é riquíssima”, disse a turista paulista Catarina Cunha. Outra turista de São Paulo, Lumena Yanamura, acrescentou que a mudança de tratamento dispensada aos brasileiros é visível. “Nós estamos sendo muito mais bem tratados, disso não há dúvida.”

Beatriz Wernek, que acompanha as amigas na viagem à Bélgica, disse que é fundamental mostrar não só à Europa como ao restante do mundo como a cultura brasileira é diversificada. “Temos de mostrar que o Brasil é grande em todos os sentidos”, disse ela.

O Europalia é um festival que ocorre a cada dois anos e virou tradição na Europa desde os anos 1960. Até a década de 1990 apenas países europeus eram homenageados, mas depois a coordenação do festival mudou. O México, o Japão, a Rússia e a China também foram destaques no evento. Depois do Brasil, a Índia será o próximo país homenageado, em 2013.

O festival vai durar três meses e meio e reúne espetáculos de dança, teatro e circo, além de exposições e debates sobre literatura. Artistas e intelectuais estarão em cinco países europeus para difundir a cultura brasileira. Só os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores investiram R$ 30 milhões.

Os ministros Ana de Hollanda, da Cultura, Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e o secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, além do cartunista Ziraldo, acompanham a presidenta nesta viagem à Bélgica.

O Europalia estará na Bélgica, em Luxemburgo, na França, na Alemanha e na Holanda. No total, serão 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias. A cultura brasileira vai ser mostrada na Europa de forma eclética e diversificada no festival.

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe