Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Santa Sé: cristãos e budistas promovam educação ecológica


Santa Sé: cristãos e budistas promovam educação ecológica - Gente de Opinião
Festa budista do Vesak, que comemora o nascimento, iluminação e morte de Gautama Buda - AP

Cidade do Vaticano (RV) - Budistas e cristãos promovam juntos uma educação ecológica: esse é o convite do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso na Mensagem de felicitações aos “amigos budistas”, por ocasião da festa do “Vesak”, que comemora o nascimento, a iluminação e a morte de Gautama Buda.

Crise ecológica impõe um novo estilo de vida

Inspirando-se na Carta encíclica do Papa Francisco “Laudato si”, sobre o cuidado da casa comum, a Mensagem recorda que “a crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior” que leve a um novo modo de viver.

Com efeito, os próprios budistas afirmam que “no centro da crise ecológica existe uma crise do eu, expressa pela avidez, ânsia, arrogância e ignorância do ser humano. Por conseguinte, nossos estilos de vida e nossas expectativas devem mudar para superar a deterioração daquilo que nos circunda”.

Urgência da cooperação inter-religiosa

“Como a crise das mudanças climáticas é consequência também da atividade humana, nós, cristãos e budistas, devemos trabalhar juntos para enfrentar o tema de uma espiritualidade ecológica”, afirma a Mensagem.

“A aceleração dos problemas ambientais globais fez aumentar a urgência da cooperação inter-religiosa. A educação à responsabilidade para com o ambiente e a criação de uma ‘cidadania ecológica’ requerem uma ética virtuosa que respeite e cuide da natureza.”

É uma necessidade imperiosa que os seguidores de todas as religiões ultrapassem seus confins e se unam na construção de uma ordem social responsavelmente ecológica baseada nos valores compartilhados”, acrescenta a Mensagem.

“Nos países onde budistas e cristãos vivem e trabalham lado a lado, podemos promover, com iniciativas conjuntas, a saúde e a sustentabilidade do planeta mediante programas educacionais comuns voltados a desenvolver a consciência ecológica.”

Libertar a humanidade de sofrimentos causados pelas mudanças climáticas

“Caros amigos budistas, podemos colaborar juntos para libertar a humanidade dos sofrimentos causados pelas mudanças climáticas, e contribuir para o cuidado da nossa casa comum.”

“Nesse espírito, mais uma vez fazemos nossos votos de uma pacífica e alegre festa do Vesak”, conclui a Mensagem assinada pelo presidente e pelo secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, respectivamente, Cardeal Jean-Louis Tauran, e Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot. (RL)

Fonte:  rádio Vaticano

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)