Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Referendo na Suíça consulta sobre expulsão estrangeiros



Da Agência Lusa

Os suíços vão as urnas no domingo (28) para decidir, em referendo, se aceitam a iniciativa do partido populista (SVP, na sigla em alemão) que prevê expulsão automática de criminosos estrangeiros.

Os suíços serão novamente consultados sobre o assunto, seis anos após a adoção de um texto semelhante. A nova iniciativa, no entanto, pretende endurecer e automatizar o processo de expulsão de estrangeiros que cometem crimes e infrações no território suíço.

O vice-presidente do Movimento Cidadão de Genebra (MCG), Carlos Medeiros, disse que seu partido apoia a iniciativa.

"Nos Estados Unidos, no Canadá ou na Austrália, este tipo de medida já é aplicada", salientou o político luso-suíço, reconhecendo que "esta iniciativa é mais incisiva que a anterior".

Carlos Medeiros manifestou, no entanto, dúvidas quanto à expulsão de estrangeiros de segunda ou terceira geração, chamados de 'secundos' na Suíça.

"Não concordamos com a expulsão de pessoas que nasceram aqui e que não têm mais família no país de origem", disse Medeiros, que também preside o Conselho Municipal da cidade de Genebra.

O Conselho Federal da Suíça e o Parlamento recomendaram aos eleitores que votem contra a iniciativa.

A Suíça é o único país que referenda questões políticas e sociais regularmente, chamando os cidadãos a votar quatro vezes por ano.

As questões em consulta podem ser propostas por qualquer grupo da sociedade civil, composto por um mínimo de sete pessoas, ou partido, precisando para isso recolher pelo menos 100 mil assinaturas.

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)