Porto Velho (RO) domingo, 29 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Peru anuncia prisão de líder do Sendero Luminoso


Renata Giraldi*
Agência Brasil


Brasília – A Polícia Nacional do Peru anunciou ontem (4) à noite a prisão de Walter Díaz Veja, conhecido como Camarada Freddy, apontado como um dos líderes da guerrilha Sendero Luminoso. O grupo guerrilheiro é um dos mais ativos da América do Sul e marca presença no território peruano há quase meio século.

A prisão de Camarada Freddy ocorre um mês após a captura de Florindo Flores, cujo codinone é Camarada Artêmio, líder do grupo. Camarada Freddy foi preso na região de Huánuco, com armas e equipamentos de rádio.

O grupo Sendero Luminoso é uma organização considerada terrorista pelas autoridades peruanas, criada na década de 1960. A guerrilha foi quase considerada extinta no fim da década de 1990, mas reapareceu na primeira década deste século. É um dos maiores grupos armados da América do Sul, ao lado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O porta-voz da base governista no Congresso do Peru, deputado Fredy Otárola, disse que o presidente peruano, Ollanta Humala, não vai desistir de capturar os integratnes do Sendero Luminoso.

"A Polícia Nacional, com o apoio das Forças Armadas, continua a lutar incansavelmente contra a subversão e o tráfico de drogas. A captura [de Camarada Freddy] confirma a decisão do governo de acabar com o terrorismo", disse Otárola, lembrando que as autoridades apuraram que Camarada Freddy atuava na região de Huallaga.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias do Peru, Andina//Edição: Graça Adjuto

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia