Porto Velho (RO) sábado, 4 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Paquistão executa dez condenados em um dia



Da Agência Lusa

As autoridades paquistanesas executaram dez condenados, o maior número em um só dia, após a suspensão parcial da moratória sobre a pena de morte que estava em vigor desde 2008, informaram autoridades à AFP.

Dois condenados foram enforcados em Karachi, no Sul, dois em Rawalpindi, no Norte, cidade vizinha da capital Islamabad, e seis no centro da província de Punjab, no Leste do país, acrescentaram as fontes da AFP, elevando para 37 o número de execuções feitas no país desde meados de dezembro.

As autoridades suspenderam parcialmente a moratória em casos de condenados à morte por atos terroristas, na sequência do ataque dos talibãs contra uma escola de Peshawar (no Noroeste), que causou 153 mortes, em meados de dezembro passado.

Desde o início deste mês, as execuções foram ampliadas, após ordem dada pelo Executivo paquistanês aos governos provinciais, no sentido de agilizar as condenações de quem esgotou as possibilidades de recurso e cujos pedidos de clemência foram rejeitados pelo presidente.

Organizações defensoras dos direitos humanos, como a Anistia Internacional ou a Human Rights Watch, estimam que cerca de 8 mil pessoas estejam no corredor da morte em prisões paquistanesas por um dos 28 crimes que preveem a pena capital, entre eles assassinato, violação ou blasfêmia.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia