Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Marechal de 79 anos comandará transição política no Egito


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – O chefe da junta militar que comandará o processo de transição política no Egito é o atual ministro da Defesa, marechal Tantawi, de 79 anos. Tantawi ainda não se manifestou nem informou quem integrará seu grupo.

O embaixador do Brasil no Egito, Cesário Melantonio Neto, disse à Agência Brasil que há uma “grande expectativa” sobre o futuro do país. Ele disse que a oposição está reunida para definir as negociações com o governo de transição.

Melantonio Neto afirmou que não é possível afirmar se o próximo governo seguirá os princípios de democracia do mundo ocidental. “É impossível fazer qualquer prognóstico. O que a oposição espera é que sejam realizadas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte que irá modificar a atual Constituição. Em seguida, devem ocorrer as eleições presidenciais”, explicou.

O embaixador afirmou que o processo de abertura democrática dependerá dos próximos acontecimentos no país. Segundo ele, a sociedade egípcia e as autoridades estrangeiras aguardam o detalhamento sobre as providências que serão tomadas pela junta militar.

Para Melantonio Neto, está descartada a hipótese de um governo religioso assumir o poder no Egito. De acordo com ele, o principal grupo oposicionista religioso, a Irmandade Islâmica informou que não apresentará candidato próprio e, sim, apoiará um nome de consenso da oposição. O embaixador disse que os religiosos têm, no máximo, 30% do total de votos da oposição.

Em casos de governos de transição, como agora no Egito, a orientação, conforme Melantonio Neto, é para manter as atividades diplomáticas no país. Ele disse que a Embaixada do Brasil no Egito priorizou o atendimento consular – a assistência a brasileiros que vivem no país, a turistas em viagem e a jornalistas – e o acompanhamento da evolução dos acontecimentos.

O embaixador contou que se mantém em contato com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a espera de orientações. Ainda hoje, o Ministério das Relações Exteriores divulgará nota em manifestação às renúncias do ex-presidente egípcio, Hosni Mubvarak, e do vice-presidente, Omar Suleiman.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)