Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Maduro faz nova viagem a Cuba para encontrar Chávez


Thais Leitão*
Agência Brasil

Brasília – O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, está mais uma vez em Havana, Cuba, para visitar o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, internado há quase dois meses para tratamento de combate ao câncer. Maduro informou que discutirá com Chávez um “conjunto de temas” sobre o país para tomada de decisões de governo.

Maduro viajou acompanhado do ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez. Depois de visitar Chávez, o vice viajará a Santiago do Chile para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, no fim de semana, juntamente com o ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua, que também está em Cuba.

Jaua, que foi nomeado para o cargo este mês, chegou a Cuba na segunda-feira (21). Ele relatou ter tido um encontro com Chávez no qual foram tomadas decisões sobre a participação da Venezuela na cúpula e feitas consultas sobre temas de política exterior. Jaua disse que o presidente venezuelano sorriu e brincou.

O presidente venezuelano também recebeu, esta semana, a visita de seu irmão Argenis Chávez, que preside a empresa de energia elétrica venezuelana Corpoelec. Na ocasião, ele disse que a decisão sobre o retorno de Hugo Chávez à Venezuela está nas mãos da equipe médica que o acompanha. O irmão enfatizou que as informações sobre a saúde do presidente venezuelano têm sido transmitidas por autoridades do país, por meio de comunicados oficiais.

Hugo Chávez, de 58 anos, não é visto em público desde o começo de dezembro, e a oposição cobra um pronunciamento e a divulgação de imagens recentes do presidente. A oposição venezuelana também levanta dúvidas sobre a legalidade de mantê-lo no poder e pediu à Organização dos Estados Americanos (OEA) a convocação do Conselho Permanente para avaliar a situação institucional no país.

O quarto mandato consecutivo do presidente foi iniciado no dia 10 de janeiro, mas Chávez ficou impossibilitado de participar da cerimônia de posse. O Tribunal Supremo de Justiça, instância constitucional da Venezuela, definiu que havia continuidade administrativa no país, por se tratar de uma reeleição, permitindo a continuidade do mandato, com Maduro exercendo a presidência interina.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe