Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Lula planeja ir a mais de 15 países antes de campanha eleitoral



Fabrícia Peixoto - BBC Brasil

A  agenda de viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 2010 deverá incluir visitas a mais de 15 países em diferentes regiões do mundo até o mês de julho, de acordo com as previsões do Palácio do Planalto e do Itamaraty.

A ideia é concentrar as viagens internacionais no primeiro semestre e, assim, permitir que o presidente tenha mais tempo livre para a campanha eleitoral, que começa oficialmente em julho.

A agenda do presidente no exterior começa no final de fevereiro, com uma viagem ao México, onde participa de uma reunião do Grupo do Rio. Em seguida, o presidente deverá visitar El Salvador, Haiti e Cuba.

Em março, a expectativa é de que Lula faça um "tour" pelo Oriente Médio, que deverá incluir Jordânia, Israel e Palestina.

Irã e Copa

Já a visita ao Irã, prometida pelo presidente Lula em retribuição à vinda de Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, em novembro, não tem data prevista. Segundo uma fonte do Itamaraty, diplomatas dos dois lados tentam marcar a viagem para junho.

Ainda de acordo com essa mesma fonte, a viagem ainda não foi marcada "por questões de agenda" e não há influência "de uma suposta polêmica" causada pela aproximação de Brasília com Teerã.

Diversos setores da sociedade, incluindo acadêmicos, comunidades judaicas e políticos da oposição, criticam a relação de Lula com Ahmadinejad, tida como um dos pontos mais polêmicos da diplomacia brasileira.

Também até junho, Lula planeja visitar Barack Obama, nos Estados Unidos, e Hugo Chávez, na Venezuela. O objetivo é encerrar o périplo das grandes viagens internacionais em julho, na África.

O desejo do presidente, segundo um interlocutor, é assistir à final da Copa do Mundo, na África do Sul, mas a participação na abertura dos jogos não está descartada. É provável, ainda, que outros países africanos sejam incluídos na mesma viagem.

Em 2009, Lula esteve em 31 países, somando 87 dias fora do Brasil – o maior tempo do presidente no exterior desde o início de seu primeiro mandato, em 2003.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)