Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Lula planeja ir a mais de 15 países antes de campanha eleitoral



Fabrícia Peixoto - BBC Brasil

A  agenda de viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 2010 deverá incluir visitas a mais de 15 países em diferentes regiões do mundo até o mês de julho, de acordo com as previsões do Palácio do Planalto e do Itamaraty.

A ideia é concentrar as viagens internacionais no primeiro semestre e, assim, permitir que o presidente tenha mais tempo livre para a campanha eleitoral, que começa oficialmente em julho.

A agenda do presidente no exterior começa no final de fevereiro, com uma viagem ao México, onde participa de uma reunião do Grupo do Rio. Em seguida, o presidente deverá visitar El Salvador, Haiti e Cuba.

Em março, a expectativa é de que Lula faça um "tour" pelo Oriente Médio, que deverá incluir Jordânia, Israel e Palestina.

Irã e Copa

Já a visita ao Irã, prometida pelo presidente Lula em retribuição à vinda de Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, em novembro, não tem data prevista. Segundo uma fonte do Itamaraty, diplomatas dos dois lados tentam marcar a viagem para junho.

Ainda de acordo com essa mesma fonte, a viagem ainda não foi marcada "por questões de agenda" e não há influência "de uma suposta polêmica" causada pela aproximação de Brasília com Teerã.

Diversos setores da sociedade, incluindo acadêmicos, comunidades judaicas e políticos da oposição, criticam a relação de Lula com Ahmadinejad, tida como um dos pontos mais polêmicos da diplomacia brasileira.

Também até junho, Lula planeja visitar Barack Obama, nos Estados Unidos, e Hugo Chávez, na Venezuela. O objetivo é encerrar o périplo das grandes viagens internacionais em julho, na África.

O desejo do presidente, segundo um interlocutor, é assistir à final da Copa do Mundo, na África do Sul, mas a participação na abertura dos jogos não está descartada. É provável, ainda, que outros países africanos sejam incluídos na mesma viagem.

Em 2009, Lula esteve em 31 países, somando 87 dias fora do Brasil – o maior tempo do presidente no exterior desde o início de seu primeiro mandato, em 2003.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe