Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Líbia: Forças de Khadafi continuam bombardeando cidades



Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - As forças ligadas ao ditador Líbio Muamar Khadafi voltaram a bombardear regiões tomadas pelos rebeldes do país hoje (8). A cidade Ras Lanuf, próxima à capital Trípoli, foi o alvo dos mísseis jogados por caças Líbios. Segundo a agência de notícias, o objetivo do bombardeio era evitar que os rebeldes tomassem a cidade, que é considerada um importante polo produtor de petróleo. Ras Lanuf foi ocupada pelos rebeldes na última sexta-feira (4).

Ainda de acordo com a BBC, não há informações claras sobre vítimas, mas moradores do local teriam garantido que a cidade está sob cinzas e que crianças estão entre os mortos.

Enquanto os ataques continuam, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) avalia as opções militares para tentar frear a ofensiva de Khadafi contra a população. Os países árabes do Golfo Pérsico também pediram ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para promover um bloqueio aéreo à Líbia.

A decisão, no entanto, ainda não é consensual porque a Rússia, que tem poder de veto no Conselho de Segurança, já declarou se opor a qualquer intervenção militar no país árabe. Além disso, fontes ouvidas pela BBC acreditam que o bloqueio aéreo não impediria as forças de Khadafi de continuarem avançando contra os rebeldes e representaria apenas uma resposta à cobrança da comunidade internacional.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)