Porto Velho (RO) segunda-feira, 19 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Khadafi está 'pronto para negociar transição', diz porta-voz



BBC Brasil

Um porta-voz de Muamar Khadafi afirmou que ele está pronto para iniciar negociações para a transferência do poder na Líbia.

Em um telefonema para uma agência de notícias, Moussa Ibrahim teria dito que o filho de Khadafi, Saadi, lideraria a negociação. Mas os rebeldes afirmam que não vão negociar até que Khadafi se renda.

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), em Nova York, o porta-voz teria ligado e falado que Khadafi ainda está na Líbia, mas não especificou em qual cidade.

A AP afirma que identificou Moussa Ibrahim pela voz e o porta-voz também teria dito que Khadafi quer formar um governo de transição com os rebeldes. Ibrahim também teria dito à AP que ainda está em Trípoli e viu o ex-líder líbio na sexta-feira.

No começo da semana, a CNN informou que tinha recebido um email de Saadi Khadafi confirmando que seu pai queria negociar um cessar-fogo.

"Vou tentar salvar minha cidade, Trípoli, e os dois milhões de pessoas que vivem lá... senão Trípoli se perderá para sempre, como a Somália", escreveu.

Uma autoridade do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) disse à agência de notícias Reuters que eles não sabem onde Muamar Khadafi está e nenhuma negociação está acontecendo.

"Se ele quiser se render, então vamos negociar e vamos capturá-lo", disse Ali Tarhouni, a autoridade do CNT encarregada do petróleo e questão financeiras.

O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, descreveu a oferta de Khadafi como um "delírio" e afirmou que o CNT já está no comando da Líbia.

"O que precisamos dos restos do regime de Khadafi é que os confrontos parem", disse Hague à BBC.

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes