Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Israel resgata 19 judeus do Iêmen em operação secreta


 
Da Agência Lusa

Israel resgatou 19 judeus do Iêmen numa “complexa operação secreta”, anunciou hoje (21) uma agência oficial israelense, acrescentando que o grupo era dos últimos judeus no país em guerra.

Segundo a Agência Judaica, responsável pela imigração de judeus para Israel, cerca de 50 permanecem no Iêmen, onde optaram por ficar. Os judeus iemenitas são uma das mais antigas comunidades judaicas do mundo.

“Dezenove indivíduos chegaram a Israel nos últimos dias, incluindo 14 da cidade de Raydah e uma família de cinco de Sanaa”, indicou a agência em comunicado.

“O grupo de Raydah incluía o rabi da comunidade, que trouxe um pergaminho da Tora que se acredita ter entre 500 e 600 anos”, acrescenta a nota.

O Iêmen vive quadro de violência desde setembro de 2014, quando os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, entraram em Sanaa e obrigaram o governo internacionalmente reconhecido a fugir para o Sul.

Uma coligação liderada pela Arábia Saudita começou a bombardear os houthis em março do ano passado, mas os insurgentes continuam a controlar partes do país, incluindo a capital.

Os grupos extremistas Al Qaeda e Estado Islâmico têm ganhado terreno no Iêmen desde que os ataques aéreos da coligação começaram.

Segundo a Agência Judaica, mais de 51 mil judeus iemenitas imigraram para Israel desde que o país foi fundado em 1948.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia