Segunda-feira, 21 de março de 2016 - 07h03
Israel resgatou 19 judeus do Iêmen numa “complexa operação secreta”, anunciou hoje (21) uma agência oficial israelense, acrescentando que o grupo era dos últimos judeus no país em guerra.
Segundo a Agência Judaica, responsável pela imigração de judeus para Israel, cerca de 50 permanecem no Iêmen, onde optaram por ficar. Os judeus iemenitas são uma das mais antigas comunidades judaicas do mundo.
“Dezenove indivíduos chegaram a Israel nos últimos dias, incluindo 14 da cidade de Raydah e uma família de cinco de Sanaa”, indicou a agência em comunicado.
“O grupo de Raydah incluía o rabi da comunidade, que trouxe um pergaminho da Tora que se acredita ter entre 500 e 600 anos”, acrescenta a nota.
O Iêmen vive quadro de violência desde setembro de 2014, quando os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, entraram em Sanaa e obrigaram o governo internacionalmente reconhecido a fugir para o Sul.
Uma coligação liderada pela Arábia Saudita começou a bombardear os houthis em março do ano passado, mas os insurgentes continuam a controlar partes do país, incluindo a capital.
Os grupos extremistas Al Qaeda e Estado Islâmico têm ganhado terreno no Iêmen desde que os ataques aéreos da coligação começaram.
Segundo a Agência Judaica, mais de 51 mil judeus iemenitas imigraram para Israel desde que o país foi fundado em 1948.
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe