Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Integrantes das Farc negociam em Cuba acordo de paz


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Um grupo de representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército do Povo (EPP) está em Havana, capital de Cuba, para mais uma etapa de negociações com o governo colombiano em busca de um acordo de paz. Autoridades de Cuba, da Venezuela, da Noruega e do Chile fazem a mediação entre as partes. Uma reunião mais ampla ocorrerá no dia 17, em Oslo, na Noruega.

O porta-voz das Farc, Orlando Jurado Palomino, conhecido como Hermes Aguilar, disse que a delegação está na região de Antioquia. O grupo é chefiado pelo comandante Michael Páscoa, segundo o porta-voz.

A ideia é que tanto as Farc quanto as Forças Armadas da Colômbia aceitem um plano de retirada dos homenas das áreas de selva para colaborar com as ações de resgate, por exemplo. A rodada de negociações da próxima semana sofreu um atraso devido à cirurgia de emergência do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, para a retirada de um tumor maligno na próstata.

O processo de paz entre o governo e as Farc deve por fim a quase meio século de conflito armado na Colômbia, gerando violência, mortes, sequestros e vários crimes. A estimativa é que a guerrilha, que reuniu cerca de 20 mil membros, tenha atualmente entre 8 mil e 9 mil integrantes.

Ontem (9), a presidenta Dilma Rousseff conversou com Santos e disse que o Brasil se dispõe a cooperar com a Colômbia no processo de paz. Santos lembrou que o Brasil é um grande jogador regional no processo e tem credibilidade. Em setembro, as autoridades colombianas e as Farc iniciaram as negociações.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina, e da agência pública de notícias do Paraguai, Ippararaguay.
 

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)