Terça-feira, 11 de outubro de 2011 - 08h02
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – O Chile viveu ontem (10) um dia de manifestações lideradas por cerca de 10 mil pessoas comandadas pela etnia indígena Mapuche. O protesto acabou com a prisão de 18 pessoas. Os confrontos ocorreram em várias ruas de Santiago, a capital chilena, onde manifestantes entraram em choque com a polícia que usou canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.
A manifestação foi organizada pela etnia Mapuche, que representa 6% dos 17 milhões de chilenos que vivem no Sul do país. Isolina Paillal, líder do movimento, disse que o protesto foi organizado para marcar a chegada de Cristóvão Colombo, no século 15. Segundo ela, a data deve ser lembrada como o "início do genocídio dos povos indígenas das Américas".
A prefeita de Santiago, Cecilia Perez, elogiou o caráter pacífico da manifestação. Segundo ela, a exceção foi apenas um grupo de manifestantes que entrou em choque com os policiais. O movimento de ontem foi o oposto de outros protestos ocorridos no país nos últimos meses.
Há cerca de cinco meses, estudantes lideram manifestações no Chile em defesa de reformas na educação. Os protestos ganharam o apoio de várias categorias profissionais, inclusive dos professores e de reitores de universidades. O governo do presidente chilen, Sebastián Piñera, promete buscar uma solução para o impasse.
*Com informações da agência pública de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe