Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

'Exemplo é a melhor evangelização', diz Bento XVI



Cidade do Vaticano, 30 mai (RV) - Bento XVI começou esta semana de trabalho recebendo os participantes da Plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização: um grupo de cardeais, bispos e sacerdotes membros do dicastério.

Este Conselho foi criado em junho do ano passado como resposta à crise da vida cristã que se verifica em muitos países de tradições antigas. Como presidente, o papa nomeou Dom Salvatore Fisichella, que na audiência desta manhã, ilustrou a Bento XVI os trabalhos da primeira Assembleia.

A Nova Evangelização e a transmissão da fé cristã serão o tema da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2012.

Para o papa, a atual crise traz consigo a exclusão de Deus da vida das pessoas, a indiferença generalizada em relação à fé e a tentativa de marginalizá-la da vida pública. Enquanto no passado a fé plasmou a cultura dos povos, hoje o drama da fragmentação dificulta o sentimento de pertença. Muitas vezes, as pessoas desejam fazer parte da Igreja, mas se deixam dominar por uma visão da vida contrastante com a fé.

Anunciar Jesus Cristo hoje é mais complicado do que no passado; em nossos dias, o anúncio precisa de novo vigor para convencer o homem contemporâneo, distraído e insensível. Nesta difícil relação com a modernidade, é bom esclarecer que ser cristão não é um hábito íntimo a ser praticado em ocasiões especiais, mas é algo vivo e totalizador.

Neste contexto, Bento XVI ressaltou a urgência de uma boa formação das novas gerações, através de um projeto que evidencie a presença da Igreja neste momento tão peculiar.

Ao encerrar seu discurso, o papa recomendou que “o estilo de vida dos cristãos seja crível e coerente com a condição de vida das pessoas às quais se dirigem” e recordou que é mediante a sua conduta que a Igreja pode evangelizar o mundo: com o exemplo de pobreza, despojo e liberdade diante dos poderes mundanos, ou seja, sendo modelo de santidade.
(CM)


Fonte: Rádio Vaticano
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes