Segunda-feira, 30 de maio de 2011 - 08h11
Cidade do Vaticano, 30 mai (RV) - Bento XVI começou esta semana de trabalho recebendo os participantes da Plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização: um grupo de cardeais, bispos e sacerdotes membros do dicastério.
Este Conselho foi criado em junho do ano passado como resposta à crise da vida cristã que se verifica em muitos países de tradições antigas. Como presidente, o papa nomeou Dom Salvatore Fisichella, que na audiência desta manhã, ilustrou a Bento XVI os trabalhos da primeira Assembleia.
A Nova Evangelização e a transmissão da fé cristã serão o tema da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2012.
Para o papa, a atual crise traz consigo a exclusão de Deus da vida das pessoas, a indiferença generalizada em relação à fé e a tentativa de marginalizá-la da vida pública. Enquanto no passado a fé plasmou a cultura dos povos, hoje o drama da fragmentação dificulta o sentimento de pertença. Muitas vezes, as pessoas desejam fazer parte da Igreja, mas se deixam dominar por uma visão da vida contrastante com a fé.
Anunciar Jesus Cristo hoje é mais complicado do que no passado; em nossos dias, o anúncio precisa de novo vigor para convencer o homem contemporâneo, distraído e insensível. Nesta difícil relação com a modernidade, é bom esclarecer que ser cristão não é um hábito íntimo a ser praticado em ocasiões especiais, mas é algo vivo e totalizador.
Neste contexto, Bento XVI ressaltou a urgência de uma boa formação das novas gerações, através de um projeto que evidencie a presença da Igreja neste momento tão peculiar.
Ao encerrar seu discurso, o papa recomendou que “o estilo de vida dos cristãos seja crível e coerente com a condição de vida das pessoas às quais se dirigem” e recordou que é mediante a sua conduta que a Igreja pode evangelizar o mundo: com o exemplo de pobreza, despojo e liberdade diante dos poderes mundanos, ou seja, sendo modelo de santidade.
(CM)
Fonte: Rádio Vaticano
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)