Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Estudo indica que vitaminas podem fazer mal à saúde



Suplementos vitamínicos podem ser prejudiciais à saúde e aumentar o risco de mortalidade, sugere um novo estudo realizado na Dinamarca e publicado nesta quarta-feira pela organização internacional Cochrane Library.


BBC Brasil

Segundo a pesquisa, realizada na Universidade de Copenhague, tomar vitaminas não ajuda a prolongar a expectativa de vida e alguns suplementos, como as vitaminas A e E e o beta caroteno podem, ao contrário, aumentar o risco de mortalidade.

Estes suplementos são considerados antioxidantes, ou seja, são substâncias que protegem as células das moléculas chamadas de "radicais livres".

Os pesquisadores fizeram uma revisão de 67 estudos com 230 mil pessoas saudáveis e doentes sobre os efeitos das vitaminas.

Em 47 dos estudos, com 181 mil pessoas saudáveis, a vitamina A estava relacionada com um aumento de 16% no risco de morte, comparados com 7% relacionados ao beta caroteno e um aumento de 4% com a ingestão de vitamina E.

"As descobertas de nossa revisão indicam que pessoas que realizaram testes clínicos com estes suplementos aumentaram os riscos de mortalidade. O mais importante é que as pesquisas atuais mostram que não há provas para apoiar o uso generalizado de suplementos antioxidantes em pessoas saudáveis ou em pacientes doentes", disse Goran Bjelakovic.

A Associação Britânica dos Produtores de Alimentos Saudáveis rejeitou as descobertas dos pesquisadores dinamarqueses. Segundo um porta-voz do órgão, estes suplementos teriam um papel importante em promover a saúde.


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)