Porto Velho (RO) sexta-feira, 12 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Dilma viaja hoje para Bélgica, Bulgária e Turquia


Renata Giraldi e Yara Aquino
Agência Brasil


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff viaja hoje (1º) à noite para a Bélgica, primeira escala de uma viagem à Europa que vai durar uma semana. O presidenta só retorna ao Brasil no dia 8. Dilma participará da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, em Bruxelas, e vai abrir o 23º Europalia, o maior festival de cultura da Europa e que terá o Brasil como homenageado desta edição. Cinco ministros integram a delegação.

Da Bélgica, a presidenta segue para a Bulgária, onde reencontra parte da família do pai dela, e Turquia, onde assinará acordos políticos e econômicos. Na segunda-feira (3), Dilma participará de discussões sobre os impactos da crise econômica mundial nas relações da União Europeia com o Brasil e o Mercosul.

Durante a visita, serão assinados acordos entre Bélgica e Brasil nas áreas de transportes aéreos, cultura e turismo. Também será firmado um acordo que vai facilitar a concessão de bolsas de estudo em universidades belgas para estudantes brasileiros.

A presidenta aproveita ainda o fato de estar em Bruxelas para abrir o Europalia, que destaca este ano a produção cultural brasileira. Por mais de três mses, a cultura brasileira estará na Bélgica, em Luxemburgo, na França, na Alemanha e na Holanda, com 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias.

Da Bélgica, a presidenta seguirá para a Bulgária. Dilma irá à capital, Sofia, em visita oficial e, depois, visitará a cidade de Gabrovo, onde nasceu o pai dela, Pedro Rousseff. A visita é esperada como um dos momentos mais emocionantes da viagem. Para os búlgaros, Dilma é um deles, por causa das origens paternas. Alguns parentes da presidenta ainda vivem na Bulgária.

Em homenagem a Dima, está sendo organizada uma exposição dedicada especialmente à presidenta e um almoço com comida típica búlgara. Paralelamente, os governos do Brasil e da Bulgária tentam ampliar as parcerias. Serão assinados acordos de cooperação econômica e educacional. Em 2010, o intercâmbio comercial com o país somou US$ 147 milhões e, de janeiro a julho deste ano, US$ 73,7 milhões, com potencial de crescimento nos dois sentidos, segundo o governo.

No dia 7, a presidenta parte para a última fase da viagem e desembarca em Istambul, na Turquia. Dilma tem encontros com o presidente e o primeiro-ministro turcos. No cenário político internacional, a Turquia hoje representa um dos principais interlocutores europeus dos países muçulmanos do Oriente Médio e do Norte da África.

Dilma viajará acompanhada pelos ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercandante; das Comunicações, Paulo Bernardo; da Cultura, Ana de Hollanda, e da Comunicação Social, Helena Chagas.

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe