Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Detido na Espanha homem que forneceu armas a terroristas


 
Da Agência Lusa

A polícia espanhola deteve em Rincón de la Victoria (Málaga, Sul de Espanha) um homem de nacionalidade francesa que forneceu armas a Amedy Coulibaly, um terrorista que matou cinco pessoas nos atentados de janeiro de 2015 em Paris.

O francês detido na terça-feira, numa operação conjunta da polícia espanhola com a Polícia Judiciária francesa conhecida hoje (13), chama-se Antoine Denive, um traficante de armas de 27 anos procurado pelas autoridades policiais europeias após a Justiça francesa ter pedido a emissão de um mandado de captura e detenção. A casa onde vivia, perto de Málaga, foi alvo de buscas das autoridades.

Devine foi identificado como o responsável da rede de tráfico de armas que forneceu equipamento ao terrorista francês Amedy Coulibaly, autor dos atentados de Paris de 8 e 9 de janeiro de 2015, contra o jornal Charlie Hebdo e contra um supermercado judaico.

Denive teria fugido da França nas semanas seguintes aos atentados para escapar da detenção e se instalou na província de Málaga (Andaluzia), a partir de onde continuava a desenvolver suas atividades ilícitas com uma identidade falsa.

O francês agora detido tinha contatos com criminosos sérvios que lhe terão fornecido as armas e as munições.

Na sua casa em Rincón de la Victoria, foram detidas outras duas pessoas, de nacionalidade sérvia e montenegrina. Antoine Denive será posto à disposição de um juiz da Audiência Nacional, a instância especial espanhola com jurisdição sobre os crimes mais graves e complexos, como terrorismo e crimes econômicos.

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)