Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Conselho de países árabes apela a Khadafi



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília - O Conselho de Cooperação dos Países do Golfo enviou hoje (22) um recado direto ao presidente da Líbia, Muammar Khadafi, para que encerre o “genocídio” do povo líbio. Em comunicado, o secretário-geral do órgão, Abdel Rahman Attiya, critica “a violência perpetrada pelo regime contra o povo líbio” e apela para uma “ação árabe, islâmica e internacional de apoio ao povo líbio, que enfrenta um verdadeiro genocídio”.

O conselho é formado pela Arábia Saudita, pelo Bahrein, pelos Emirados Árabes Unidos, por Omã, pelo Qatar e pelo Kuwait. No Bahrein, o regime monárquico também enfrenta protestos só que a disposição do xeque Al Khalifa é buscar o diálogo com a oposição, indicação que não foi demonstrada ainda na Líbia.

O governo da Jordânia, que também vive momentos de apreensão em decorrência de manifestações, apelou para o fim “imediato” do “banho de sangue” na Líbia. “Tratar civis dessa maneira representa uma grave violação dos direitos humanos e das leis internacionais”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Jordânia, Mohammad Kayed.

O presidente da Síria, Bachar Al Assad, afirmou hoje, durante um encontro com uma delegação de senadores norte-americanos, que os líderes do mundo árabe devem estar cada vez mais atentos à vontade popular. “[É necessário] compreender melhor a vontade dos povos e promover uma política que tenha isso em conta”, disse ele.

Durante o encontro com a comitiva de senadores republicanos norte-americanos, Al Assad pediu que os Estados Unidos revejam a política externa para o Oriente Médio. “[Peço ao governo para] rever o seu papel no processo de paz por meio de uma ação séria a favor de uma paz global e justa no Médio Oriente.”

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia