Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Cientistas acham floresta de 8 mil anos na Hungria


Uma antiga floresta de ciprestes que pode ter 8 milhões de anos foi descoberta na Hungria. Os arqueólogos encontraram 16 troncos preservados em uma mina de carvão na cidade de Bukkabrany, no nordeste do país.

Algumas árvores foram preservadas intactas, embora a maior parte da floresta tenha se transformado em carvão graças a uma camada de areia que a cobriu. Os pesquisadores acreditam que ela pode ter sido soterrada por uma tempestade de areia.

Como foi preservado material orgânico, espera-se que as árvores possam oferecer aos cientistas informações valiosas sobre o clima da Terra há 8 milhões de anos.

Os troncos - de 2 a 3 metros de diâmetro e cerca de 6 metros de altura - são de uma espécie conhecida como cipreste de pântano, que cresce por um período de 200 a 300 anos.

Segundo o correspondente da BBC em Budapeste, Nick Thorpe, a madeira das árvores ainda parece marrom em fotografias tiradas pelos arqueólogos.

Mas como o material que protegia os troncos foi retirado, há risco de que eles possam se pulverizar diante dos cientistas.

Estão sendo tomadas medidas urgentes para preservá-los, depois que tentativas de retirá-los do local fracassaram.

Fonte: BBCBrasil

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)