Domingo, 12 de agosto de 2007 - 10h19
Uma antiga floresta de ciprestes que pode ter 8 milhões de anos foi descoberta na Hungria. Os arqueólogos encontraram 16 troncos preservados em uma mina de carvão na cidade de Bukkabrany, no nordeste do país.
Algumas árvores foram preservadas intactas, embora a maior parte da floresta tenha se transformado em carvão graças a uma camada de areia que a cobriu. Os pesquisadores acreditam que ela pode ter sido soterrada por uma tempestade de areia.
Como foi preservado material orgânico, espera-se que as árvores possam oferecer aos cientistas informações valiosas sobre o clima da Terra há 8 milhões de anos.
Os troncos - de 2 a 3 metros de diâmetro e cerca de 6 metros de altura - são de uma espécie conhecida como cipreste de pântano, que cresce por um período de 200 a 300 anos.
Segundo o correspondente da BBC em Budapeste, Nick Thorpe, a madeira das árvores ainda parece marrom em fotografias tiradas pelos arqueólogos.
Mas como o material que protegia os troncos foi retirado, há risco de que eles possam se pulverizar diante dos cientistas.
Estão sendo tomadas medidas urgentes para preservá-los, depois que tentativas de retirá-los do local fracassaram.
Fonte: BBCBrasil
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)